Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@MaiaVictor MaiaVictor/desabafo.md
Last active Feb 23, 2020

Embed
What would you like to do?

As vezes eu sinto que só vou ser reconhecido quando eu morrer. Quanto mais eu preciso fazer para começar a mudar o mundo? Minha visão é clara: um mundo onde a matemática saia do papel e vire código. Onde artigos científicos deixem de ser PDFs e se tornem módulos. Onde teoremas e algoritmos coexistam no mesmo idioma universal.

Para isso, eu estudei anos, pratiquei e programei incansavelmente até desenvolver a primeira linguagem de provas do mundo que desde o princípio visa ser acessível e eficiente. Algo que, simplesmente, não existe, e que, ao meu ver, tem potencial para trazer um progresso comparável à própria popularização do computador. Mas idai? Quantas pessoas meu trabalho moveu? Quanta gente sabe quem eu sou?

É verdade, as vezes eu posto algo em comunidades de programação e recebo uns 300 likes e meia centena de comentários interessados. É verdade, muita gente me respeita e admira meu trabalho. Uma ou outra pessoa já até quis investir em mim. Meus amigos juram que eu sou um gênio e minha mãe me acha bonitão. Mas não passa disso, não se expande além desses ciclos fechados.

Enquanto isso, vejo gente postando um meme app e recebendo milhares de likes, notoriedade e reconhecimento nacional. Ou, pior, scams claros e desprovidos de lógica criando uma landing bonita e arrecadando milhões em ICOs, conseguindo funding pro resto da vida. Nada contra essas coisas, mas é impossível não pensar: "mas e eu?". "É isso que eu preciso para mover as pessoas?" E, por favor, não é que eu busque fama, mas sejamos realistas, como eu vou mudar o mundo se minhas idéias não tem nenhum alcance real?

Eu, sinceramente, esperava que, se eu trabalhasse duro e fizesse as coisas certas, em algum momento, as pessoas simplesmente perceberiam a importância do que faço e isso geraria um movimento. Mas cada dia fica mais claro que isso não vai acontecer. Não basta me trancar no quarto e escrever um monte de código difícil. Se isso bastasse, "algo" já teria acontecido. O que eu fiz já é incrível, e eu sei que é. Mas não é o bastante.

Como disse Einstein, "insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes". Eu preciso sair da zona do conforto e mudar minha atitude. Mas o que falta? Será que minhas ideias são ruins? Será que, simplesmente, é cedo demais? Será que ninguém entende o que eu digo? Ou será que eu não sei me vender? Eu, por instinto, me recuso a fazer uma ICO. É uma questão de princípios. E eu não sou o tipo de pessoa que vai sair por aí fazendo palestras, talks cativantes, ou postar algum meme incrivelmente engraçado que viralize. Eu, simplesmente, não tenho o carisma necessário pra tal.

O TaelinArena tem sido uma válvula de escape pra mim, uma oportunidade de eu me testar, de fazer algo que me permita lidar com pessoas e melhorar minhas habilidades de mobilização. Mas eu não sinto mais que vai dar certo, e isso tem me desanimado demais. Além disso, conforme minha saúde claramente se deteriora, só parece uma grande perda de tempo. Se eu não conseguir popularizar um joguinho, como eu vou popularizar uma ideia?

Um pensamento confortante é que, muito provavelmente, mais cedo ou mais tarde surgirá alguém com ideias parecidas e dará inicio ao movimento que eu não pude gerar. Eu sei disso, pois, para humanidade progredir, é necessário e inevitável que, mais cedo ou mais tarde, o papel dê lugar ao código no contexto matemático. Teria enorme prazer em abandonar o Formality se algo dentro do Agda, Idris gerasse o tipo de movimento que eu almejo gerar. Mas não vejo isso acontecendo ou sequer sendo tentado. É uma pena trabalhar tanto e não conseguir mudar o mundo como eu gostaria.

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment
You can’t perform that action at this time.