Create a gist now

Instantly share code, notes, and snippets.

What would you like to do?
Contrato Assassino

Contrato Assasino

O famoso contracto open-source para web designers e programadores pela Stuff & Nonsense

  • Publicação original: 23/12/2008
  • Data da última revisão: 15/12/2013
  • Publicação original
  • Tradução Portuguesa por: Beatriz Luna Pais (@inversiva) e João Sequeira.

Contrato

Entre nós (nome empresa) e cliente (nome cliente) Aspectos Gerais:

Daremos sempre o nosso melhor para satisfazer as suas necessidades e corresponder às suas expectativas. No entanto, é importante manter um registo escrito, para que saibamos de que trata cada assunto, quem é responsável por cada tarefa e o prazo para estas serem cumpridas, e, acima de tudo, o que fazer quando algo corre mal. No presente contrato, não irá encontrar nenhum termo legal mais complexo, muito menos frases demasiado longas e impossíveis de decifrar. Não é de todo a nossa intenção levá-lo a assinar nada do qual se arrependa mais tarde. O verdadeiro objectivo é criar algo vantajoso para ambas partes, tanto agora como no futuro.

Resumindo

O cliente (nome do cliente), com morada em (morada do cliente) está a contratar a seguinte empresa (nome da empresa) com morada em (morada da empresa) para (desenhar e desenvolver um web site) pelo valor estimado de (valor total) conforme acordado previamente. A verdade é que é um pouco mais complicado, mas lá chegaremos.

O que é que ambas partes se comprometem a fazer?

O Cliente: É de vosso direito constar neste contrato com o vosso nome, nome da empresa ou organização. Comprometem-se a facultar toda a informação, como e quando necessário, para que seja possível a conclusão do projecto. Serão encarregues de rever o mesmo, enviar feedback e aprovação dentro de um prazo estimado. As datas limite são impostas a ambas partes. Desta forma, o cliente vê-se na obrigação de enviar as suas respostas em prazo estipulado. Também é dever do mesmo cumprir com a data prevista para o pagamento, conforme acordado no final deste contrato.

A Empresa: Comprometemo-nos a cumprir tudo o que foi acordado com o cliente, de forma profissional e dentro do tempo previsto, e com a devida experiência e capacidade que nos são reconhecidas. Faremos o que estiver ao nosso alcance para cumprir os prazos estabelecidos e garantimos a confidencialidade de qualquer material que nos seja fornecido.

Chegando ao que interessa

Design

Criamos designs "look-and-feel" e layouts flexíveis que se adaptam às definições da maioria dos aparelhos e dos diferentes tamanhos de ecrã. Os designs são elaborados de forma iterativa e usamos predominantemente código HTML e CSS, para que não percamos tempo a criar esboços de imagens estáticas para cada modelo de apresentação (template). No entanto, as mesmas podem ser criadas para orientar o sentido de estética e experiência de utilização (cor, textura e tipografia). A isto chama-se 'atmosfera do design'.

Não faltarão oportunidades ao cliente de rever o trabalho em desenvolvimento e dar o respectivo feedback. A nossa pasta de trabalho da Dropbox será partilhada e iremos manter o contacto de forma regular e, se possível, diária. Na eventualidade de o projecto não estar a ser direccionado de acordo com a vontade do cliente, o mesmo tem de pagar o trabalho efectuado até então e, posteriormente, efectuar a rescisão do contrato.

Conteúdo textual

Não somos responsáveis pela elaboração nem inserção de qualquer tipo de texto. Se o cliente assim o desejar, é possível fazer novo orçamento para tal efeito.

Fotografias

O cliente deve fornecer os ficheiros gráficos em formato vector digital e editável. As fotografias devem ser de alta resolução e igualmente fornecidas em formato digital. Podemos sugerir bibliotecas virtuais caso opte por comprar material através de um banco fotográfico. Caso queira que a pesquisa pelo material fotográfico seja feita por nós, é possível fazer novo orçamento para tal efeito.

HTML, CSS e JavaScript

Entregamos páginas desenvolvidas em linguagem HTML5, cadernos de estilos em CSS2.1 + 3 e JavaScript para detecção de funcionalidades, compatibilidade e comportamento.

Testar o browser

Testar o browser (navegador) já não implica fazer com que os websites tenham o mesmo aspecto em qualquer browser com diferentes características ou em ecrãs de tamanhos variáveis. Significa fazer com que a experiência do utilizador seja agradável e apropriada, independentemente do aparelho ou características do browser.

Testar o browser em Desktop

Testamos o nosso trabalho nas versões actualizadas dos motores de busca mais utilizados em desktop, incluindo aqueles que são desenvolvidos pela Apple (Safari), Google (Chrome), Microsoft (Internet Explorer), Mozilla Firefox e Opera. Também testamos o nosso trabalho no Microsoft Internet Explorer 9 para utilizadores de Windows de modo a garantir, para esta plataforma, uma experiência / utilização adequada e possivelmente diferente. Implementaremos um design com apenas uma coluna para as versões mais antigas do Internet Explorer, e não serão testados outros browsers desactualizados, a menos que tal seja pedido especificamente pelo cliente. Se desejar um design para uma versão desactualizada de algum browser, é possível fazer novo orçamento.

Testar browser em telemóvel

Testar aparelhos de ecrã reduzido é essencial de forma a garantir que o utilizador tenha uma boa experiência a nível visual e de acordo com as especificações do aparelho que está a ser utilizado. Testamos o nosso trabalho em:

iOS: Safari, Google Chrome Android 4.x: Google Chrome e Firefox

Ainda não testamos em Blackberry, Opera Mini/Mobile, Windows Phone ou outros browsers de telemóvel. Se desejar que estes sejam testados, é possível fazer novo orçamento.

Apoio Técnico

Não somos uma empresa de alojamento de websites. Desta forma, não oferecemos apoio dentro desta área nem a serviços de email. Pode inclusive ter alojamento profissional e gerir o mesmo sem ajuda externa; se for esse o caso, perfeito. Caso contrário, é possível criar uma conta num qualquer fornecedor de alojamento à sua escolha. Podemos instalar o site num servidor, assim como utilizar software de estatísticas, como por exemplo o Google Analytics. Fornecemos orçamento para tal. Logo, as actualizações e a gestão desse mesmo servidor ficarão ao encargo do cliente.

Alterações e revisões

Sabemos por experiência própria que os contratos com valores fixos raramente são benéficos para o Cliente, visto serem limitativos e ficarem frequentemente agarrados às ideias originais. Não queremos de forma alguma impedi-lo de mudar de ideias se assim o desejar. O orçamento inicial é estimado com base no tempo previsto que será necessário para cumprir tudo o que nos foi pedido. No entanto, gostamos de ser flexíveis. Não haverá qualquer problema caso queira alterar ou adicionar informação, sendo que nos é possível fazer novo orçamento, à parte, para tal.

Aspectos Legais

Não é possível garantir que o nosso trabalho não contenha erros, o que inviabiliza qualquer garantia, ao cliente ou a terceiros, de que não haja prejuízos financeiros ou outros danos, mesmo quando o cliente nos alertou sobre os mesmos. Por último, se alguma cláusula do presente contrato se revelar ilegítima, nula ou impossível de cumprir, a mesma será rescindida, não afectando a validade e aplicabilidade das restantes ainda em vigor.

Uffff

Direitos de Autor

O cliente assegura que todos e quaisquer elementos de texto, imagens ou ilustrações que nos forneça sejam de sua autoria ou tenha permissão para a sua utilização.

Posteriormente, após o pagamento final ter sido efectuado, os direitos de autor constarão da seguinte forma:

Os elementos visuais desenhados para o projecto serão propriedade do cliente. Ser-vos-ão entregues os ficheiros originais, assim como os editados, e é aconselhável preservar cópias dos mesmos, não sendo obrigação da empresa fazê-lo. Toda e qualquer informação, texto e imagens, fornecida pelo Cliente, será propriedade do mesmo, excepto quando pertença a outrem.

É propriedade da empresa a combinação única resultante de todos os elementos fornecidos, criando assim um design completo, sendo cedido o seu uso específico única e exclusivamente ao Cliente, excepto acordado contrariamente.

Gostamos de mostrar o nosso trabalho e partilhar o que aprendemos com os clientes. É-nos reservado o direito, com a sua permissão, de exibir e associar o projecto como parte do nosso portfólio, de escrever sobre o mesmo em websites, artigos de revistas e livros.

Pagamentos

Sabemos que percebe o quão importante é para uma pequena empresa o pagamento a tempo e horas. Como temos a certeza que também querem continuar amigos, o Cliente concorda em manter-se fiel ao seguinte plano de pagamentos:

(Plano de Pagamento)

Mas onde estão as letras pequenas?

Assim como um bilhete de estacionamento, o cliente não pode transferir este contrato a outros sem a nossa permissão. O mesmo mantém-se válido entre nós e o cliente e não precisa de ser renovado. Se por acaso algum ponto deste contrato se tornar inválido ou impossível de cumprir, os restantes pontos permanecem em vigor.

Muito embora esta linguagem seja simples e coloquial, as intenções deste contrato são sérias e funciona como documento legal dentro do enquadramento jurídico português.

Ah e não se esqueçam dos homens com os cães.

A linha tracejada

Assinado por e em nome de (nome da empresa)

Assinado por e em nome de (nome do Cliente)

Data (data)

Todos os envolvidos devem assinar acima e guardar uma cópia dos registos.

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment