Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@klauswuestefeld
Created January 11, 2012 17:22
Show Gist options
  • Star 24 You must be signed in to star a gist
  • Fork 3 You must be signed in to fork a gist
  • Save klauswuestefeld/1595701 to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save klauswuestefeld/1595701 to your computer and use it in GitHub Desktop.
O Ciclo Vicioso Do Software Retranqueiro
We couldn’t find any files to show.
@agnaldo4j
Copy link

Bom sobre como funciona é mais ou menos como o rpepato relatou.
Funciona assim:
1- Com startups
O cara chega querendo fazer todo o produto que vai deixa-lo milionário somente com a ideia, a execução e a venda é só um mero detalhe, pois na cabeça dele todos estão esperando para deixa-lo rico.
Nós levamos o conceito de "Mínimo produto viável" para testar o mercado e ter o produto pronto o mais rápido possível.
Explicamos que nesse modelo queremos ser sócios do produto em um percentual que varia de 5% a 20%, pois estaremos comprometidos com a vida do produto.
Nesse cenário ao fecharmos o projeto temos todas as possibilidades de fazer o melhor trabalho que podemos para se ter um MVP e evoluirmos o cara.

2- Empresas que pedem software
Nesse caso pedimos o produto para nós e concedemos de 5% a 20% para eles.
Nesse cenário eles estão mais interessados em resolver seu problema interno, quando mostramos a proposta ele vê a possibilidade de fazer isso e ainda ter um retorno extra.

Conceitos como LEAN devem ser aplicados em todas as áreas, tanto LEAN Startup como no uso de LEAN no processo de desenvolvimento usando SCRUM e XP como modelo base.

Só lembrando esse conceito ainda esta em estudos só executamos dois projetos até agora, mas estamos felizes com os dois e acinosos pelos outros que podem vir.

Ainda existe muita politica na venda de software, chegar em grana grande vai levar muito tempo nesse modelo isso já é uma coisa a ser resolvida.

@alexandreaquiles
Copy link

Acho importante ressaltar que o uso de uma abordagem iterativa/incremental, com Escopo Priorizado e evolução das funcionalidades, não é suficiente para o sucesso de um projeto de desenvolvimento de software.

Mesmo com metologias/práticas ágeis, muitos projetos que começam simples e bacaninhas vão se transformando em monstros. E os sintomas 10, 13, 14, 15, 16, 21, 22, 23 e 25 tornam-se claramente visíveis.

O lado positivo é que quem não conseguia entregar quase nada seguindo processos tradicionais passa a entregar. Mas o software vai ficando cada vez mais difícil de manter e evoluir.

O ponto chave para acabar com os sintomas mencionados, e com o fracasso, é aliar a evolução das funcionalidades a um cuidado com qualidade: design, refatoração, testes automatizados, testes manuais exploratórios, arquitetura, performance e também requisitos.


Dito isso, há um tipo de projeto que precisa de validação de hipóteses (lean startup/pretotyping). Pra esses, manter um nível de qualidade alto pode custar muito e tornar o MVP inviável.

Mas cuidado tem que ser tomado pra não virar um Netscape Communicator, um software de sucesso validado mas condenado.

@nicolasiensen
Copy link

nicolasiensen commented Jan 20, 2012 via email

@klauswuestefeld
Copy link
Author

Nicolas, gosto bastante do uso de personnas, como vc descreve.

Vc concorda que, melhor ou pior, esse design de projeto continua sendo especulação?

@nicolasiensen
Copy link

nicolasiensen commented Jan 20, 2012 via email

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment