Create a gist now

Instantly share code, notes, and snippets.

What would you like to do?
Entrevista para o site "A Configuração" <http://configuracao.de/rodrigo-amaral>

Quem é você e o que você faz?

Sou Rodrigo Amaral, graduado em Ciência da Computação pela UFS, atualmente trabalhando como Analista de TI no setor público. Em paralelo, venho me dedicando a atuar junto a comunidades de software livre/open source, participando, organizando e palestrando em eventos e colaborando com o que posso. Software é feito por pessoas, para resolver os problemas de outras pessoas. Conectar essa turma toda é fundamental para o crescimento do bolo.

Nos últimos anos, ajudei a iniciar as atividades do Python User Group Pernambuco enquanto vivia em Recife. Retornando a Aracaju, passei a colaborar com o Python User Group Sergipe, com o Coding Dojo Sergipe e com o GDG Aracaju.

Além disso, também mantenho o Sublime Text Dicas, no qual produzo e compartilho conteúdo sobre o editor de texto Sublime Text.

Qual o hardware que você utiliza?

No meu emprego formal uso um daqueles desktops corporativos padrão, com dois monitores. No escritório doméstico, passo a maior parte do tempo pilotando um desktop genérico Intel i3, 4 GB RAM, HD 500 GB. Nele você encontra pendurados um teclado Microsoft Wireless Keyboard 3000, um mouse Microsoft Wireless Mouse 5000, um par de alto-falantes Thonet & Vander e headphones Sennheiser HD 419.

Para algumas atividades, ainda mantenho um Dell Vostro 14, ano 2008, velho de guerra, com várias cicatrizes de batalha, mas que ainda dá um caldo. Também tenho um Asus Eee PC 1025c que só uso como passador de slides e player de vídeo.

Como só costumo programar no desktop, minhas necessidades de mobilidade são atendidas com um iPad Air e um Nexus 4.

Ainda não inventaram nada mais confortável para ler que livros impressos. O problema é o espaço que eles ocupam. Por isso, antes que eu tenha que alugar um apartamento só para guardar livros, uso um Kindle Touch para a maioria das minhas leituras.

Para ouvir música quando não estou trabalhando, geralmente uso o Nexus ou o iPad. Quando estou dirigindo em percursos mais longos, também costumo plugar um iPod Nano no sistema de som do carro.

Exceto no caso de joguinhos casuais, sou old school e não gosto de jogar videogame em nenhum outro lugar que não seja o sofá. Por isso, mantenho na sala de estar um XBox 360 que é utilizado quase todos os dias não só para jogar, mas principalmente como player de Netflix e Youtube.

E quais softwares?

Meu desktop roda Ubuntu 14.04 e o notebook é dual boot Mint / Windows Vista (!). Navego na web principalmente com o Mozilla Firefox. Também uso bastante a suíte Libre Office no trabalho.

Para manter um mínimo de sanidade no meu fluxo de trabalho e conciliar as atividades domésticas, do trabalho e dos projetos paralelos, acabo recorrendo a um punhado de ferramentas. Asana para organizar tarefas, Trello para organizar projetos, Toggl ou Hamster para controle de tempo, Pinboard para bookmarks e Evernote para coleta de informações em geral.

Programo principalmente em Python com Django ou Google App Engine. Para isso, passo boa parte do tempo no Sublime Text e no Terminator. Atualmente estou em processo de transição para começar a usar Vagrant a sério.

Para controle de versões, uso Git com repositórios hospedados tanto no Bitbucket (os repositórios privados gratuitos fazem a diferença) quanto no Github.

Sou péssimo com gráficos e design, mas não desisto de tentar aprender a usar decentemente o Inkscape e Gimp para os casos de emergência.

Compartilho conteúdo publicamente no Twitter usando o Buffer e em privativo no Google+, ouço música no Rdio, vejo filmes no Netflix, leio blogs e feeds no Reeder 2. Nos últimos meses também tenho me divertido tentando fazer um barulhinho com o Garage Band.

O que costuma carregar na sua mochila?

Normalmente não costumo sair de casa com o notebook. Por isso, a mochila só é usada sob demanda. No dia a dia ando sempre com uma caderneta Moleskine (ou Moleco), uma caneta Uni-ball Jetstream 101 e um lápis Pentel P207, que uso para anotar as ideias que me ocorrem durante o dia e depois viram tarefas ou projetos no Asana ou Trello.

E no seu telefone? Quais os principais apps?

Normalmente a gente acaba instalando um bocado de coisa que termina ficando sem uso, mas os aplicativos que uso diariamente são Waze, Rdio, Twitter, RunKeeper, Asana, The Weather Channel, Insight Timer, Pomodroido, Podcast Addict e um misto de Viber, Telegram e WhatsApp.

Qual a sua configuração dos sonhos?

Meus sonhos quanto a configuração são modestos, especialmente quando a gente coloca em perspectiva em relação ao que se tinha há 20 ou 25 anos. Tenho que admitir que as experiências de uso de desktop, tanto com Windows e Linux, ainda são frustrantes. Seria ótimo ter menos sofrimento com drivers, incompatibilidade, travamentos, lentidão ou indisponibilidade de software para uma ou outra plataforma. Assim eu poderia reduzir meu setup para apenas uma máquina, com memória RAM e CPU suficientes para rodar várias VMs tranquilamente.

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment