Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@HenriqueMitsuo
Last active September 12, 2019 16:46
Show Gist options
  • Save HenriqueMitsuo/eb756ed06293c5caec53871bceb5f052 to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save HenriqueMitsuo/eb756ed06293c5caec53871bceb5f052 to your computer and use it in GitHub Desktop.

Técnicas de Leitura Skimming e Scanning

As técnicas de leitura, como o próprio nome diz, vão nos ajudar a ler um texto. Existem técnicas variadas, mas veremos as mais utilizadas. Ao ler um texto em Inglês, lembre-se de usar as técnicas aprendidas, elas vão ajudá-lo. O uso da gramática vai ajudar também.

As principais técnicas são: a identificação de cognatos, de palavras repetidas e de pistas tipográficas. Ao lermos um texto vamos,ainda, apurar a idéia geral do texto (general comprehension) e utilizar duas outras técnicas bastante úteis: skimming e scanning.

Cognatos

Os cognatos são palavras muito parecidas com as palavras do Português. São as chamadas palavras transparentes. Existem também os falsos cognatos, que são palavras que achamos que é tal coisa, mas não é; os falsos cognatos são em menor número, estes nós veremos adiante.

Como cognatos podemos citar: school (escola), telephone (telefone), car (carro), question (questão, pergunta), activity (atividade), training (treinamento)... Você mesmo poderá criar sua própria lista de cognatos!

Palavras repetidas

As palavras repetidas em um texto possuem um valor muito importante. Um autor não repete as palavras em vão. Se elas são repetidas, é porque são importantes dentro de texto.

Muitas vezes para não repetir o mesmo termo, o autor utiliza sinônimos das mesmas palavras para não tornar o texto cansativo.

Pistas tipográficas

As pistas tipográficas são elementos visuais que nos auxiliam na compreensão do texto. Atenção com datas, números, tabelas, gráficas, figuras... São informações também contidas no texto.

Os recursos de escrita também são pistas tipográficas. Por exemplo:

... (três pontos) indicam a continuação de uma idéia que não está ali exposta;
negrito dá destaque a algum termo ou palavra;
itálico também destaca um termo, menos importante que o negrito;
‘’ ‘’ (aspas) salientam a importância de alguma palavra;
( ) (parênteses) introduzem uma idéia complementar ao texto.

General Comprehension

A ideia geral de um texto é obtida com o emprego das técnicas anteriores. Selecionando-se criteriosamente algumas palavras, termos e expressões no texto, poderemos chegar à idéia geral do texto.

Por exemplo, vamos ler o trecho abaixo e tentar obter a “general comprehension” deste parágrafo:

“Distance education takes place when a teacher and students are separated by physical distance, and technology (i.e., voice, video and data), often in concert with face-to-face communication, is used to bridge the instructional gap.”

From: Engineering Outreach

College of Engineering – University of Idaho

A partir das palavras cognatas do texto (em negrito) podemos ter um a idéia geral do que se trata; vamos enumerar as palavras conhecidas (pelo menos as que são semelhantes ao Português):

distance education = educação a distancia
students = estudantes, alunos
separeted = separado
physical distance = distância física
technology = tecnologia
voice, video, data = voz, vídeo e dados (atenção: “data” não é data)
face-to-face communication = comunicação face-a-face
used = usado (a)
instructional = instrucional

Então você poderia dizer que o texto trata sobre educação a distância; que esta ocorre quando os alunos estão separados fisicamente do professor; a tecnologia (voz, vídeo, dados) podem ser usados de forma instrucional.

Você poderia ter esta conclusão sobre o texto mesmo sem ter muito conhecimento de Inglês. É claro que à medida que você for aprendendo, a sua percepção sobre o texto também aumentará. Há muitas informações que não são tão óbvias assim.

Skimming

“skim” em inglês é deslizar à superfície, desnatar (daí skimmed milk = leite desnatado), passar os olhos por. A técnica de “skimming” nos leva a ler um texto superficialmente. Utilizar esta técnica significa que precisamos ler cada sentença, mas sim passarmos os olhos por sobre o texto, lendo algumas frases aqui e ali, procurando reconhecer certas palavras e expressões que sirvam como ‘dicas’ na obtenção de informações sobre o texto.

Às vezes não é necessário ler o texto em detalhes. Para usar esta técnica, precisamos nos valer dos nossos conhecimentos de Inglês também.

Observe este trecho:

“Using this integrated approach, the educator’s task is to carefully select among the technological options. The goal is to build a mix of instructional media, meeting the needs of the learner in a manner that is instructionally effective and economically prudent.”

From: Engineering Outreach

College of Engineering – University of Idaho

Selecionando algumas expressões teremos:

integrated approach = abordagem (approach = abordagem, enfoque) integrada
educator’s task = tarefa (task = tarefa) do educador – ‘s significa posse = do
tecnological options = opções tecnológicas (tecnological é adjetivo)
goal = objetivo
a mix instrucional media = uma mistura de mídia instrucional.

Com a técnica do “skimming” podemos dizer que este trecho afirma que a tarefa do educador é selecionar as opções tecnológicas; o objetivo é ter uma mistura de mídias instrucionais de uma maneira instrucionalmente efetiva e economicamente prudente.

Scanning

“Scan” em Inglês quer dizer examinar, sondar, explorar. O que faz um scanner? Uma varredura, não é?! Logo, com a técnica de “scanning” você irá fazer uma varredura do texto, procurando detalhes e idéias objetivas.

Aqui é importante que você utilize os conhecimentos de Inglês; por isso, nós vamos ver detalhadamente alguns itens gramaticais no ser “ Estudo da Língua Inglesa”.

Olhe este trecho:

“ Teaching and learning at a distance is demanding. However, learning will be more meaningful and “deeper” for distant students, if students and their instructor share responsibility for developing learning goals: actively interacting with class members; promoting reflection on experience; relating new information to examples that make sense to learners. This is the challenge and the opportunity provided by distance education.”

Poderíamos perguntar qual o referente do pronome “ their” em negrito no trecho?

Utilizando a técnica de skimming, seria necessário retornar ao texto e entender a sentença na qual o pronome está sendo empregado. “Their “ é um pronome possessivo ( e como tal, sempre vem acompanhado de um substantivo) da terceira pessoa do plural ( o seu referente é um substantivo no plural).

A tradução de “their instructor” seria seu instrutor . Seu de quem? Lendo um pouco para trás, vemos que há “students”; logo concluímos que “their” refere-se a “students, ou seja, instrutor dos alunos”.

Qual a importância do inglês para profissionais de tecnologia?

Com o mundo cada vez mais globalizado e a consolidação da língua inglesa como idioma “universal”, adquirir um domínio do inglês — mesmo que limitado às atribuições do trabalho — é um pré-requisito para diversos setores do mercado, sobretudo a profissionais relacionados às áreas tecnológicas.

A importância do inglês para quem trabalha ou almeja construir carreira em Tecnologia se dá por várias razões, dentre elas o fato de que muitas atividades do ramo envolvem a aplicação do inglês, bem como a compreensão do idioma para manusear determinadas ferramentas.

Entretanto, conforme veremos ao longo deste artigo, existem outros motivos altamente relevantes para o profissional dominar o inglês em termos de fala, escrita e leitura. Confira 4 delas a seguir!

1. Aplicação de termos em inglês na rotina de profissionais de TI

Embora o português tenha adaptado diversos termos oriundos do inglês, como programas (software), navegadores (browsers) e disco rígido (hard disk – HD), sempre haverá momentos em que a aplicação dos termos em inglês será necessária.

Logo, não entender o significado dessas palavras, não ter criado o costume de escrevê-las e nem pronunciá-las pode ser um problema.

Imagine como seria receber do líder uma série de instruções, repletas de termos em inglês, e precisar recorrer a ele — ou aos colegas — para entender, de fato, o que é preciso fazer? Ou até pior: agir na base do achismo.

2. Variedade de materiais e manuais disponibilizados em inglês

A quantidade de materiais sobre TI (livros, artigos, vídeos etc.) disponíveis em inglês é bem maior que em português — por sua vez, tendo a maioria dos materiais traduzidos ou baseados nos conteúdos em inglês.

Portanto, a fluência no idioma é um requisito fundamental para que profissionais de TI se mantenham atualizados e adquiram níveis mais altos de conhecimento, afinal as maiores autoridades em tecnologia no mundo distribuem suas obras em inglês.

Além disso, os próprios manuais e documentações são oficialmente lançados em inglês, ou seja, se o profissional não souber ler os materiais, logicamente ele não terá condições de contribuir eficientemente para a empresa.

3. Ampliação de oportunidades

O setor de TI, devido a fatores como a abrangência de atividades e importância da tecnologia para o mundo corporativo, possui altíssima demanda por profissionais ao redor do globo.

A relevância do inglês fluente para se conseguir um emprego no exterior é incontestável, visto que o idioma é a porta de entrada para profissionais de TI independentemente do país em que se encontra.

No Canadá, por exemplo, até por ser um país que possui dois idiomas oficiais (inglês e francês), muitas empresa exigem do candidato o conhecimento em francês. Entretanto, isso apenas significa que a empresa já presume que o candidato saiba aplicar o inglês profissionalmente — o chamado “inglês técnico”.

4. Realização de exames para certificações

As certificações são extremamente importantes para os profissionais de TI, afinal elas atestam a aptidão do profissional e seu grau de conhecimento no uso de determinadas tecnologias.

Contudo, tanto os materiais de estudo que fabricantes e institutos distribuem quanto os próprios exames em si são disponibilizados em inglês. Sendo assim, não ter domínio do idioma é um empecilho para a realização das provas.

5. Uso do inglês nas funções de trabalho

Em áreas como desenvolvimento de software e administração de redes, as próprias atribuições dos profissionais envolvem a leitura e a escrita do inglês.

Na programação, por exemplo, todas as linguagens aplicadas estão em inglês, portanto, é fundamental o domínio do idioma para compreender os códigos. O mesmo pode-se dizer das linhas de comando usadas no Linux para configurar sistemas e servidores.

Resumindo, a importância do inglês para profissionais de TI se reflete em praticamente tudo que envolve a carreira na área.


Vocabulário

Confira o que significam algumas siglas e palavras em inglês que costumam aparecer nos teclados:

  • alt = abreviação de alternate (substituto)
  • caps lock = caps é abreviação de capital letter (letras maiúsculas) e lock significa trancar. Logo, caps lock significa dar o comando ao teclado para que as letras sejam sempre digitadas em caixa alta (maiúsculas).
  • ctrl = forma curta de se referir a control (controle)
  • del = abreviação de delete (apagar)
  • enter = entrar, registrar
  • esc = abreviação de escape (sair)
  • insert = inserir
  • fn = abreviação de function (função)
  • num lock = forma curta de se referir a numeric lock (bloqueio numérico). Essa tecla habilita o teclado numérico do computador.
  • shift = alterar, deslocar. É a tecla que altera, enquanto pressionada, o sentido original das demais teclas. Por exemplo: a tecla shift pressionada com a tecla 8 insere o asterisco (*) na tela.

Uses Of Computer In Our Daily Life

To use a computer on regular basis in our life is very important. In our daily life computer is being used for various purposes. For example, computer is used to convert raw facts and data into meaningful information and knowledge. Humans daily explore and challenge the computer science. In our life, computer is just like an electronic magical. If the computers are being used for good purpose then they are a boon for humans.

In fact, it is a necessity to have and use a computer in daily life to live. Let’s understand the uses of computer in our daily life.

5 Uses Of Computer In Our Daily Life

IN HOME: There are so many people who uses the computer at home. Some of them are using the computer to take online classes. But some people using the computer to do online business. Some people are using the computer for listening to songs and to watch movies and many more. So, to use computer at home is depend upon users.

IN HOSPITALS:

Computers are used in hospitals to create a database of a patient with their treatment and medicine records. Doctors are using a >computer to diagnose the diseases of patients faster. Computer is also used in hospitals to do the research on diseases, blood >test, and urine test and many more.

IN EDUCATION:

Computer is being used in Schools and colleges all around the world. Computer technologies are used to teach students digitally >and creatively with data visualization. In a classroom computer is used to explore creativity and imagination in student mind. Now >online degree programs for college students are being provided in so many colleges and universities.

IN BUSINESS:

By using computer with internet connection we can start the business, run the business, manage the business and can grow the >business. All websites like Google, Facebook, Amazon etc. are created by the use of computer and internet.

IN BANKING:

To make faster and accurate demands of customer banks are using computers daily. They also use a computer to deposit customer >money in their account. The use of the computer in banking not only saving our productive time but also reducing the >infrastructure cost of banks.

What does Computer mean?

A computer is a machine or device that performs processes, calculations and operations based on instructions provided by a software or hardware program. It is designed to execute applications and provides a variety of solutions by combining integrated hardware and software components.

A computer is made up of multiple parts and components that facilitate user functionality. A computer has two primary categories:

Hardware: Physical structure that houses a computer's processor, memory, storage, communication ports and peripheral devices Software: Includes operating system (OS) and software applications A computer works with software programs that are sent to its underlying hardware architecture for reading, interpretation and execution. Computers are classified according to computing power, capacity, size, mobility and other factors, as personal computers (PC), desktop computers, laptop computers, minicomputers, handheld computers and devices, mainframes or supercomputers.

What does Hardware (H/W) mean?

Hardware (H/W), in the context of technology, refers to the physical elements that make up a computer or electronic system and everything else involved that is physically tangible. This includes the monitor, hard drive, memory and the CPU. Hardware works hand-in-hand with firmware and software to make a computer function.

Hardware is an encompassing term that refers to all the physical parts that make up a computer. The internal hardware devices that make up the computer and ensure that it is functional are called components, while external hardware devices that are not essential to a computer’s functions are called peripherals.

Hardware is only one part of a computer system; there is also firmware, which is embedded into the hardware and directly controls it. There is also software, which runs on top of the hardware and makes use of the firmware to interface with the hardware.

What does Software mean?

Software, in its most general sense, is a set of instructions or programs instructing a computer to do specific tasks. Software is a generic term used to describe computer programs. Scripts, applications, programs and a set of instructions are all terms often used to describe software.

The theory of software was first proposed by Alan Turing in 1935 in his essay "Computable numbers with an application to the Entscheidungsproblem." However, the word software was coined by mathematician and statistician John Tukey in a 1958 issue of American Mathematical Monthly in which he discussed electronic calculators' programs.

Software is often divided into three categories:

System software serves as a base for application software. System software includes device drivers, operating systems (OSs), compilers, disk formatters, text editors and utilities helping the computer to operate more efficiently. It is also responsible for managing hardware components and providing basic non-task-specific functions. The system software is usually written in C programming language. Programming software is a set of tools to aid developers in writing programs. The various tools available are compilers, linkers, debuggers, interpreters and text editors. Application software is intended to perform certain tasks. Examples of application software include office suites, gaming applications, database systems and educational software. Application software can be a single program or a collection of small programs. This type of software is what consumers most typically think of as "software."

What does Programming Language mean?

A programming language is a computer language engineered to create a standard form of commands. These commands can be interpreted into a code understood by a machine. Programs are created through programming languages to control the behavior and output of a machine through accurate algorithms, similar to the human communication process.

A programming language is also known as a programming system, computer language or computer system.

A programming language is typically divided into two elements: syntax and semantics. There is pretty much always a specification document to define both elements. For example, an ISO standard defines C, while Perl has a dominant implementation used as a reference.

An algorithm is described using the programming language. Programming languages are typically called computer languages; however, some authors deem programming languages to be subsets of computer languages. Since the oldest forms of programming languages like COBOL and FORTRAN, thousands of computer languages have been developed.

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment