Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

Embed
What would you like to do?
Instalando o SafeSign Crypto USB Token no Firefox/Linux

Instalando o SafeSign Crypto USB Token no Firefox/Linux

Original: https://gist.github.com/jonasmalacofilho/a5fcd493b779d6d435c0

Autor original: jonasmalacofilho editado por Hodes 02/05/2018

Hardware: Giesecke & Devrient SafeSign Crypto USB Token

Sistema operacional: Ubuntu 18.04 LTS AMD 64

  1. Dependências: libccid, pcscd e libpcsclite1. Adicionalmente, é interessante instalar o pacote pcsc-tools e executar pcsc_scan para verificar a visibilidade do token.

  2. Instalação do SafeSign Identity Client: download na página da VALID. O cliente não é propriamente necessário, apenas uma biblioteca instalada pelo pacote ('libaetpkss').

  • Lembrando que se der erro na hora da instalação (ex: falta de lib) usando a GUI, basta instalar o .deb via linha de comando.

sudo dpkg -i caminho_do_pacote_deb

  1. Na versão 18.04 não é possível instalar o cliente do passo anterior sem baixar dependências antigas, tais dependências são:
  • libgdbm3
  • libwxbase2.8-0
  • libwxgtk2.8-0
  • libpng12-0 (A lib libwxgtk2.8-0 depende desta) Então, para poder adicionar as libs antigas é possível obter através do site https://ubuntu.pkgs.org e baixar para versão correta da distribuição.
  1. No Firefox, vá em Preferências -> Avançado -> Certificados -> Dispositivos -> Carregar e além de um nome qualquer - por exemplo, "G&D Module" - passe o caminho para a biblioteca instalada em 2, que deve ser algo como: /usr/lib/libaetpkss.so.3.

Pronto, o token passará a funcionar para, por exemplo, a emissão de notas fiscais paulistanas e/ou Florianópolis/SC e sua região.

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment