Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@MauricioAires
Created June 27, 2023 17:26
Show Gist options
  • Save MauricioAires/bd681a5711acf6b5e744056609c3018b to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save MauricioAires/bd681a5711acf6b5e744056609c3018b to your computer and use it in GitHub Desktop.

Checklist para a vaga no exterior

Falta pouco para conquistar a sua vaga no exterior. Continue estudando, se dedicando e seguindo as dicas para chegar lá!

Pesquisar países

Listar em quais países gostaria de trabalhar

Procure por países que você tem vontade de ir, que tem uma grande demanda de empregos e que tenham mais oportunidades para estrangeiros e faça a lista

Pesquisar sobre burocracias e requisitos de cada país

Verifique se é necessário ter um diploma, quais diplomas são aceitos, quais as as taxas para trabalhar e tudo o que é necessário para conseguir a vaga no país.

Entender sobre o estilo de vida de cada país

Esse é um passo importante, principalmente se seu objetivo é morar no exterior. Pesquise sobre cultura, rotina de trabalho, clima, custo de vida, segurança, mobilidade.

Organizar o GitHub

Ter projetos públicos que mostrem seu potencial

Tenha projetos que que mostrem o seu empenho e o seu melhor como desenvolvedor e que estejam alinhados com as vagas que está procurando

Colocar README em todos os projetos

Tendo uma descrição detalhada os projetos se destacam mais e o recrutador consegue ter uma ideia melhor de como é o seu trabalho

Disponibilizar os projetos para acesso online

É importante que os recrutadores não precisem compilar os seus projetos, então disponibilizá-los com um link online ajuda no processo de verem seu trabalho com mais facilidade

Contribuir com projetos Open Source

Isso é muito importante para mostrar um perfil proativo, colaborativo e mostrar seu engajamento na comunidade dev

Organizar o LinkedIn

Ter um perfil completo no LinkedIn

Tenha um perfil com foto, título, objetivo, experiências, certificados, competências e idiomas cadastrados. Você também pode assistir a esse curso do LinkedIn para potencializar o seu perfil.

Disponibilizar o perfil e currículo em outras línguas

Garanta que seu perfil e currículo estejam acessíveis à outras línguas e que possam ser compreendidos pelos recrutadores. Você pode ver o tutorial do LinkedIn de como ter um perfil em mais de um idioma.

Compartilhar projetos e experiências

Tenha um perfil ativo, compartilhando seus avanços, estudos, projetos e eventos que participa. Dessa forma os recrutadores conseguem ter visibilidade do seu trabalho e dos assuntos que você estuda.

Pesquisar empresas

Listar empresas onde quer trabalhar

Pesquise e entenda como funcionam as empresas que você tem vontade de trabalhar e busque locais que tenham oportunidades alinhadas com seu objetivo e perfil.

Pesquisar como as empresas funcionam

Busque quais as tecnologias utilizadas nas empresas que você quer trabalhar, para entender o que você deve estudar para conseguir a vaga que deseja.

Pesquisar quais tecnologias as empresas utilizam

Busque quais as tecnologias utilizadas nas empresas que você quer trabalhar, para entender o que você deve estudar para conseguir a vaga que deseja.

Ter um site próprio

Construir o site

Construa um site do zero com a tecnologia que você domina ou que você quer trabalhar. Pode ser um site para o seu portfolio, por exemplo, ou de algum outro tema que seja do seu interesse.

Tornar o site acessível a outras línguas

Garanta que o site possa ser acessado pelos recrutadores, tendo a opção do conteúdo em outras línguas, como o Inglês, por exemplo.

Disponibilizar o site no seu portfólio

A criação desse site pode entrar para o seu portfólio, então documente o projeto e torne-o público.

Se preparar e fazer entrevistas

Aplicar para vagas nas empresas desejadas

Pegue a lista de empresas que você separou e busque por vagas que se alinhem com o que você está buscando

Entender como funciona o processo de entrevista nas empresas

Busque qual o formato de entrevista utilizado pela empresa, quais as etapas do processo de seleção e o que elas esperam dos entrevistados.

Entrar em contato com recrutadores

Se você quiser ter mais chances, é interessante entrar em contato com os recrutadores das vagas que você aplicou, se apresentando e enviando seu currículo e portfólio

Entender pontos de melhoria após fazer entrevistas

Após a entrevista, tire um tempo para revisar o que foi levantado, quais pontos você acredita que você se saiu bem no que você pode melhorar e trabalhar mais.

Cada entrevista é um aprendizado e provavelmente você não será selecionado para uma vaga na primeira tentativa. Aprenda com a experiência e tente de novo quantas vezes for necessário. Ter foco, ser resiliente e aprender com o tempo é a chave!

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment