Em razão de diversas mensagens recebidas ontem e hoje com relação à reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) realizada nesta semana, decidimos enviar essa mensagem de esclarecimento à comunidade, conforme temos feito sempre que somos chamados ou quando achamos que necessário. A mensagem é longa, mas curta dado o contexto todo, pois é difícil colocar diversos pontos em uma única mensagem.
Acreditamos que essa mensagem é necessária dado o volume de informações compartilhadas sem contexto ou pela metade, gerando ruídos que não ajudam nos trabalhos das áreas. Desde ontem, enquanto os coordenadores estavam voltando depois de uma semana de trabalho intenso, esse tipo de mensagem surgiu em diversos grupos.
Ponto 1. Importante lembrar que a avaliação que acontecerá em 2025, referente a quadrienal 2021-2024, acontecerá com os mesmos parâmetros da avaliação da quadrienal 2017-2020. Essa avaliação já está em planejamento desde 2023.
Ponto 2. Considerando o Termo de Autocomposição (TAC) entre a CAPES e MPF, as áreas já estão trabalhando nos documentos (documento de área e ficha de avaliação) para a avaliação da quadrienal 2025-2028, a ser realizada em 2029. Esses documentos devem ser divulgados em março de 2025. Assim, as áreas, além de planejar a avaliação do ano que vem, tem que preparar os documentos para a avaliação que acontecerá em 2029.
Ponto 3. Nesta semana, tivemos uma reunião do CTC-ES para estabelecer alguns parâmetros comuns entre as áreas de avaliação, para o quadriênio 2025-2028. Foram diversas discussões com resultados positivos para a comunidade brasileira. Importante reforçar que todas as decisões são discutidas e consensuadas. A Diretoria de Avaliação (DAV) tem divulgado um resumo dos resultados das reuniões aos setores interessados (coordenadores de programas, pró-reitores). Essa divulgação, referente à última reunião, deve ocorrer novamente nos próximos dias.
Ponto 4. Importante reforçar que a avaliação dos programas têm diferentes quesitos (Programa, Formação e Impacto) com diversos itens compostos por diferentes subitens. Olhar somente para um subitem não é objetivo de uma avaliação integral. As áreas têm tido um cuidado grande em trazer avanços consistentes para a avaliação em contato com suas comunidades. No seminário de meio termo diversos destes avanços foram apresentados e, após ouvir a comunidade, diversas sugestões foram trabalhadas pelas áreas, até chegarmos na última reunião do CTC-ES.
Ponto 5. Em relação ao Qualis, lembramos que este é um instrumento que foi construído para avaliar programas, mas que tem sido utilizado por instituições e pesquisadores. Esse uso levou a uma situação onde a consequência de uma boa pesquisa passou a ser o objetivo, deixando a pesquisa em segundo plano (em muitos casos - claro que não a totalidade). A classificação de periódicos ou eventos sempre foi utilizada como proxy para avaliar o que realmente interessa que é o artigo escrito no contexto dos programas de pós-graduação.
Ponto 6. Um dos tópicos discutidos no último CTC-ES foi em relação a como as áreas irão avaliar os artigos. Isso estará bem definido nos documentos a serem divulgados pela DAV e áreas de avaliação (reforçando, para serem utilizados para a avaliação da quadrienal 2025-2028, em 2029). A avaliação de artigos continuará tendo critérios claros e bem definidos pelas áreas, conforme já é feito atualmente. Estes critérios poderão incluir fatores de impacto (JCR, Scopus, …) ou outros definidos pelas áreas para classificar todos ou uma parte dos artigos. Na Computação manteremos a tradição dos últimos anos de discussão de critérios com a comunidade, antes de qualquer decisão final.
Claro que diversas das dúvidas ficarão melhor esclarecidas quando as áreas divulgarem seus documentos. Reforçamos que temos mantido um canal de comunicação constante com a Sociedade Brasileira de Computação (principalmente por intermédio do Fórum de Coordenadores de Pós-graduação da Computação e da Diretoria de Eventos e Comissões Especiais) que pode ser acionado a qualquer momento.
Avelino, Teresa e Altigran