Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@bellthoven
Created January 13, 2010 23:34
Show Gist options
  • Star 0 You must be signed in to star a gist
  • Fork 0 You must be signed in to fork a gist
  • Save bellthoven/276687 to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save bellthoven/276687 to your computer and use it in GitHub Desktop.
\documentclass[a4paper,11pt]{article}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage[portuguese]{babel}
\usepackage{graphicx}
\title{Mapeamento de Processo \\ Empresa Gatewaybox Tecnologia LTDA.}
\author{Gustavo Dutra \\ Patric dos Santos \\ Ronaldo Moreira \\ Eduardo Sarturi}
\begin{document}
\maketitle
\newpage
\tableofcontents
\newpage
\section{Histórico}
A Gatewaybox é uma empresa nova, tem cerca de 2 anos, e ainda não possui um produto pronto para a comercialização. Ainda não existe um retorno lucrativo da empresa. Recentemente, ganhou um concurso de inovação do Governo Federal que investe na criação do produto e não exige retorno do investimento.
\section{Produtos}
O Gatewaybox é um sistema de gerenciamento integrado de redes de computadores. É desenvolvido inteiramente em plataforma open source – código aberto, onde utiliza o sistema operacional Linux como plataforma e a linguagem de desenvolvimento PHP para a criação dos módulos de administração do sistema. Possui o propósito de prover a uma rede os principais serviços necessários para sua operação, os quais podemos dividir em:
\begin{itemize}
\item Segurança da informação
\item Comunicação de dados
\item Armazenamento de dados
\item Gerenciamento de serviços.
\end{itemize}
Este produto não é comercializado pela própria empresa. A idéia é que parceiros e distribuidores forneçam a solução para seus clientes e seus clientes paguem a empresa o valor da subscrição, onde fica incluso novas atualizações, correções de defeitos, novas funcionalidades.
\section{Serviços}
Um dos serviços prestados será o programa de treinamento e certificação de técnicos especializados. Este programa é para qualquer um, principalmente os que atuarão em empresas parceiras ou distribuidoras do Software.
\section{Mercado}
O mercado onde pretende-se introduzir o GWBOX é bastante amplo pelo fato de que toda empresa, seja ela industrial, comercial ou de serviços que necessite de tecnologia (recursos de rede) para auxiliar na condução de seus negócios são potenciais usuários da solução, ou seja nosso clientes.
Observa-se no mercado cada vez mais as empresas buscando soluções que consigam integrar suas ferramentas e possibilitar a redução de custos e tempo em administração permitindo às empresas focarem em seus negócio. A Tecnologia da informação é hoje, uma necessidade estratégica ao mesmo tempo em que se busca economia de recursos (tempo e custo) destinados à essa área. No momento que a tecnologia se apresenta como solução de problemas presentes no dia a dia das empresas, auxiliando na superação de desafios estará realmente desempenhando seu papel estratégico. E é nesse sentido que a solução GWBOX busca espaço no mercado.
Em pesquisa de mercado realizada pela própria GatewayBox?, foram entrevistados gestores de TI e administradores de redes de computadores de cerca de 150 empresas, que na sua maioria, expressaram um grande interesse em conhecer e utilizar uma solução que oferecesse todos os recursos integrados que o GWBOX se propõe a oferecer e tivesse realmente um custo competitivo, porém alguns deles enfatizaram que a maioria das soluções que propõem algum tipo de integração desses serviços, não possuem uma total integração.
Viu-se nessa informação uma oportunidade muito grande de aceitação do GWBOX pelo mercado uma vez que ele integrará todos os serviços de rede já descritos.
\section{Organograma}
O organograma da empresa é o seguinte:
\begin{center}
\includegraphics[scale=0.6]{organograma.png}
\end{center}
\section{Processo Atual}
\subsection{Descrição}
O time de Desenvolvimento, mediante a requisição dos Sócios, descobre qual será o próximo módulo desenvolvido. Com a escolha, o Desenvolvimento alinha as funcionalidades, as restrições, os problemas e as soluções com o time de Suporte, que é detentora do conhecimento sobre o negócio. Depois da análise, os desenvolvedores documentam, desenvolvem e testam o módulo até seu fim, quando é iniciado um novo módulo.
\begin{center}
\includegraphics[scale=0.5]{processo_antigo.png}
\end{center}
\section{Macro Processos Melhorados}
\begin{center}
\includegraphics[scale=0.5]{processo_melhorado.png}
\end{center}
\subsection{Definição de módulos a serem desenvolvidos}
\subsubsection{Pesquisa de mercado}
Neste momento será sondado o mercado para ver quais as deficiências das ferramentas atuais, o que pode ser melhorado nas existentes e se é preciso criar novas ferramentas para suprir o mercado.
\subsubsection{Avaliação de retorno financeiro}
De posse do levantamento de mercado, possíveis ferramentas/módulos a serem desenvolvidos e verificar quais tem potencial para dar o retorno financeiro que os sócios pretendem.
\subsubsection{Definição de prioridades}
Dos módulos que serão desenvolvidos, qual será a sequencia a ser solicitada para o desenvolvimento
\subsubsection{Solicitação de desenvolvimento}
A partir das prioridades, solicitar o desenvolvimento dos módulos, na sequencia e conforme definição da gerencia para a equipe de desenvolvimento
\subsection{Análise dos módulos a serem desenvolvidos}
Os analistas de sistemas, a partir do que os analistas de negócio especificaram, elaboram a documentação necessária a ser apresentada para os programadores desenvolverem os módulos necessários para a ferramenta final. O UML - Unified Modeling Language - poderá ser a metodologia de documentação a ser utilizada pelos analistas de sistemas para documentar os projetos. Os analistas de sistema realizarão todo o mapeamento do que será desenvolvido, levando em consideração a capacidade e conhecimento da equipe de desenvolvimento. Caso alguma solicitação seja inviável de implantar, a solicitação de desenvolviento irá retornar para análise de negócio, que fará as modificações necessárias e quando não for possível modificar, retornará à gerencia a solicitação, com a devida justificativa, para que a mesma, avalie as causas da recusa do desenvolvimento. Uma possível causa é a falta de pessoal qualificado para desenvolver a solicitação, neste caso a solução passa ser a contratação colaborados com conhecimento necessário, ou a realização de OUTSOURCING, por exemplo).
\subsubsection{Entendimento das necessidades}
Os analistas de suporte verificam as prioridades de desenvolvimento apresentadas pela gerencia. realizando a documentaçao preliminar das solicitações. Sempre que necessário, podem ser realizadas reuniões, com participação da gerencia e/ou a equipe de desenvolvimento, para esclarecimento de dúvidas.
\subsubsection{Organização da documentação}
Nesta etapa, todo material produzido pela análise de negócio e de sistemas, será disponibilizado às equipes de suporte e desenvolvimento, para que ambas tenham capacidade de entendimento do que está sendo solicitado, o que sera desenvolvido e como será implantado.
\subsection{Entendimento de requisições}
\subsubsection{Apresentação à equipe de desenvolvimento}
A equipe de desenvolvimento analisa a documentação de requisição de desenvolvimento disponibilizada pelos analistas de sistemas, tendo acesso também à documentação produzida pelos analistas de negócio.
\subsubsection{Apresentação à equipe de suporte}
A equipe de suporte realiza o estudo da documentação produzida pelos analistas de negócio e sistemas, para entendimento e treinamento do respectivo módulo a ser desenvolvido).
\subsection{Desenvolvimento do módulo}
\subsubsection{Codificação}
A equipe de desenvolvimento inicia a etapa de codificação, seguindo a definição estabelecida pelos analistas de sistemas.
\subsubsection{Testes unitários}
Após a codificação, os desenvolvedores são responsáveis pela realização de no mínimo, os testes unitários sobre o módulo desenvolvido, para identificação de possíveis falhas no desenvolvimento.
\subsection{Testes}
Deverá ser criada uma nova equipe que será responsável pela realização de testes mais aprimorados sobre o módulo desenvolvido, criando cenários de teste, evidências dos testes realizados, assim como a documentaçao pertinente a esta etapa.
\subsection{Implantação}
Após a liberação do módulo pela equipe de testes, devidamente testado e aprovado, o mesmo está pronto para ser instalado nos clientes em potencial, ou nos já existentes.
\subsection{Suporte e manutenção}
A equipe de suporte fica responsável pela solução dos problemas enfrentados pelos clientes utilizadores dos módulos produzidos pela empresa, tendo como apoio a documentação e treinamento disponibilizados pelos analistas. O suporte também deverá classificar os problemas encontrados na utilização dos módulos ofertados pela empresa da seguinte forma: Falha de usuário-má utilização do módulo, decorrente da falta de conhecimento do operador do módulo; Falha de ambiente-erro decorrente de mau funcionamento de equipamento (hardware) do cliente ou ambiente mal configurado (software); Falha de sistema-erro devido à má codificação do módulo.
\subsubsection{Manutenção}
Os erros relacionados pela equipe de suporte como Falha de sistema, deverão ser checados pelos analistas de sistemas, para realizar o devido encaminhamento, conforme a situação e origem de cada erro. Erros de má codificação, retorna à equipe de desenvolvimento, para a correção do problema. Erros de comportamento indesejados, deverão ser reanalisados pelos analistas de sistemas, retornando à analise de negócio quando necessário.
\section{Métricas o Macro Processo Melhorado}
Os processos não mensionados não têm necessidade atual de mediação.
\subsection{Definição de módulos a serem desenvolvidos}
\begin{itemize}
\item Quantificar quais módulos foram desenvolvidos a partir dos identificados com potencial de criação. Caso esta medida esteja baixa, é provável que as pesquisas estejam sendo realizadas fora do foco da empresa ou do mercado que se deseja atingir.
\item Apresentação dos resultados em licensas adquiridas pelo mercado, dos softwares produzidos pela empresa. Dessa forma têm-se a visão de que o mercado tem capacidade de absorção das ferramentas desenvolvidas pela empresa.
\item Verificação periódica dos módulos em desenvolvimento, para acompanhar a sua execução, conforme a prioridade estabelecida.
\item Verificação periódica dos módulos em desenvolvimento, para certificação que as equipes estão envolvidas somente com as solicitações previamente definidas.
\end{itemize}
\subsection{Análise dos módulos a serem desenvolvidos}
\begin{itemize}
\item Quantidade de reunições necessárias para esclarecimento de dúvidas dos analistas de negócios, após a fase de entendimento das necessidades haver encerrado. Um número elevado de consultas demontra, por exemplo, que o tempo dispendido para o entendimento das necessidades não está sendo sufuciente para o total conhecimento das necessidades.
\item Análise crítica da documentação produzida pelos analistas, informando a quantidade de desvios que a documentação elaborada possui.
\item Quantidade de consultas realizadas ao material produzido para identificação do real uso do materia disponibilizado aos desenvolvedores e ao suporte.
\end{itemize}
\subsection{Desenvolvimento do módulo}
\begin{itemize}
\item Análise dos programas fontes dos módulos desenvolvidos, quantificando os desvios de padrões de desenvolvimento.
\item Total de horas/colaboradores excedentes necessários ao desenvolvimento de determinado módulo.
\item Quantidade de falhas/erros identificados nos testes unitários.
\item Tempo necessário para correção de erros encontrados nos testes unitários.
\end{itemize}
\subsection{Testes}
\begin{itemize}
\item Quantidade e classificação de erros encontrados
\end{itemize}
\subsection{Implantação}
\begin{itemize}
\item Satisfação do cliente com o novo módulo
\item Quantidade de minutos que o sistema ficou fora do ar para implantação
\item Tempo médio necessário à implantação dos módulos em clientes
\end{itemize}
\subsection{Suporte e Manutenção}
\begin{itemize}
\item Total de atendimentos mensais de suporte
\item Identificação dos módulos com maior incidência de chamados ao suporte
\item Total de erros/mês identificados em produção
\item Tempo necessário para correção dos erros encontrados em ambiente de produção (cliente)
\item Satisfação do cliente quanto a correção de problemas
\item Tempo de espera do cliente para a correção
\item Satisfação do cliente com o atendimento
\end{itemize}
\end{document}
Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment