Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@brenoferreira
Last active April 17, 2016 12:55
Show Gist options
  • Save brenoferreira/b6775a8c713cb994a75fc1477eacc787 to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save brenoferreira/b6775a8c713cb994a75fc1477eacc787 to your computer and use it in GitHub Desktop.

Esse texto é uma resposta à um post sobre esse vídeo do Gregório Duvivier. No post, o rapaz concorda com o vídeo e diz que passou a ser contra o impeachment.

Concordo com o Gregorio. Ter esse cara como presidente não é nem um pouco legal. Mas, continuo sendo a favor do impeachment. Vamos lá:

Todo mundo sabe que o motivo do impeachment não é corrupção. São as pedaladas fiscais e o crime de responsabilidade fiscal. Voce pode se enganar e gritar nas ruas "FORA DILMA!", "FORA PT E SEU BANDO DE LADRÕES!". Mas é quase certeza que lá em Brasília, boa parte dos congressistas seja culpado de algum crime. O impeachment NÃO é contra a corrupção. Quer dizer então que eu sou à favor da corrupção? Claro que não! Acho que ninguém é (a menos que voce seja beneficiário de algum esquema desses). O que estou dizendo é que é ingenuidade (quase ao ponto da burrice) achar que a corrupção começou, e vai acabar no governo do PT. A corrupção não é exclusividade do governo federal. Ocorre tanto no Palácio do Planalto, como na Câmara dos Deputados, no Senado, nos governos estaduais, nas prefeituras e câmara de vereadores. O PT não tem um gênio mestre da corrupção que comanda tudo que é esquema que ocorre no Brasil. Eles não são nem de longe tão bons assim. Os caras não conseguem nem indicar um Ministro da Justica que o STF não barre menos de 1 semana depois. Mas enfim, por que afinal eu sou a favor do impeachment?

2 motivos: Economia e governabilidade

IT'S THE ECONOMY STUPID! Toda essa crise política que está acontecendo no país se deve ao fato de que a economia está no ralo. Simples assim. Se o PIB estivesse crescendo 10% ao ano, todo mundo empregado, dólar abaixo dos R$2,00, estaria tudo bem. Sim, os coxinhas ainda estariam gritando "Fora PT!", mas seria bem menos exaltado. Afinal, para eles, com a Lava-Jato ou não, as coisas estariam indo bem. E pros Petralhas também, afinal o governo estaria acertando pelo menos em alguma coisa.

Mas como esse não é o caso, então as discussões se acaloraram e polarizaram. Começaram a investigar e acharam uma forma de indiciar a presidente e iniciar o processo de impeachment.

E pode-se até dizer que a Dilma e o PT cavaram sua própria cova. Afinal, foram eles que tomaram todas as decisões erradas de 2010 até 2014 que levaram a crise econômica. E isso destruiu toda a aprovação que eles tinham, tanto com o povo quanto no Congresso. Consequentemente, acabou com a governabilidade de Dilma em 2015. Ela bem que tentou iniciar um movimento de recuperação econômica, com o ajuste fiscal, mas sem o apoio do Congresso, não conseguiu fazer muita coisa. E continua assim até agora. E é praticamente impossível que eles consigam dar alguma solução para o problema, independente de qual solução seja. Os deputados vão continuar votando contra, não importando se as propostas sejam as melhores do mundo.

Por isso sou à favor do impeachment. O governo do PT acabou, e mantê-los no governo é deixar o país na lama e deixar as coisas como estão. E isso é justamente o que não pode acontecer nesse momento. É necessário ter um presidente que tenha apoio para conseguir iniciar a recuperação econômica. Pode ser o Temer, pode ser o Aécio. Eles não são tão diferentes assim do PT e são corruptos do mesmo jeito. Mas pode ser que eles tenham mais apoio do Congresso para fazer alguma coisa.

A única coisa que não pode acontecer independente de quem seja o próximo presidente: encerrar as investigações da Lava-Jato e de repente os casos de corrupção pararem de ser notícia. Aí sim, haverão todos os motivos para também ser contra o próximo governo.

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment