Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@filipebarcos
Created April 22, 2019 20:41
Show Gist options
  • Star 0 You must be signed in to star a gist
  • Fork 0 You must be signed in to fork a gist
  • Save filipebarcos/9eb3d40a6abdbf13bd27af77e297c26b to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save filipebarcos/9eb3d40a6abdbf13bd27af77e297c26b to your computer and use it in GitHub Desktop.

O bom e o ruim do Quebec

Disclaimer

Essa é a minha visão particular, dentro do meu contexto.

Distância da família

Visitar a família, ou a família visitar você é complicado. Somos 4, passagens para o Brasil são caras e para 4, pior ainda. É longe, fisicamente. Montreal -> Miami, Miami -> Fortaleza é o caminho mais curto que conheço, ainda dura umas boas 14-17 horas. E pode ser bem pior, dependendo do preço das passagens, tempos de conexão e, caso não tenha visto americano, precisar pegar o famigerado vôo Toronto -> São Paulo. Boa sorte!

Celular ajuda muito na distância, mas não é a mesma coisa. As festinhas de aniversário (filhos, pais, sobrinhos...), almoços de domingo, viagens de fim de semana, tudo isso você vai perder.

Clima

Inverno duram 4-5 meses. Gelo é muito pior do que a neve. O verão é bem mais quente do que em Fortaleza, mas é ótimo o verão.

O francês

Bom, se você fala francês, zero problemas. Caso seja como eu, só fala o inglês, você consegue viver muito bem aqui, mas existe um certo atrito. As comunicações são todas primariamente feitas em francês. Anúncios no metrô, cartas do governo, interações com pessoas, serviços. Ligar para marcar um médico, você pode se deparar com uma atendente que só fale francês. Caso você precise de uma licença do governo, provavelmente terá que preencher formulários em francês, apesar do atendente, possivelmente, falar inglês. Pessoas na rua vão interagir primeiro em francês com você, alguns não falam inglês.

As escolas ensinam francês. Existem locais de ensino que são em inglês, mas a escola primária é em francês, exceto em casos que não se aplicam para nós imigrantes brasileiros.

Saúde

Saúde é pública e "gratúita" (aqui se paga muito imposto -- mas fica para um outro tópico), para cidadãos, residentes permanentes e trabalhadores. Estudantes (com visto de estudo, ou turistas) não possuem acesso a essa saúde pública e é preciso pagar um seguro de saúde. Pagar por um serviço de saúde avulso pode sair bem caro, assim como remédios (coberto pelo plano público de saúde). Eu ainda pago um plano de saúde particular, do trabalho, que me dá acesso a umas coisas a mais. Indico, mas não é obrigatório.

Saúdeo é pública e muito boa, mas se espera MUITO em filas. Uma ida a um hospital, para uma "emergência", do jeito que vamos no Brasil (aquela gripe chata que com um remédio na veia dar uma melhorada boa), aqui demora umas 8-12h de fila pro médico te mandar pra casa, que o corpo vai curar. É outra mentalidade.

Educação

Se você tem filhos, o governo te dar uma ajuda, mas depende do seu status e o da criança. Caso tenha nascido aqui, não tem conversa. Caso tenha nascido no Brasil, depende do seu visto. Se você é cidadão ou residente permanente, a ajuda cai na sua conta todo mês. Nos outros casos, apenas quando faz-se a declaração de IR anual (isso pode mudar depois de 1 ano e 6 meses morando aqui).

Creches, para crianças até 5 anos, são pagas e existem várias categorias (CPE -- do governo, subsidiada e particular). Os preços vão variar de 7 a 60 CAD por dia. Eu pago $45, é privada, mas o governo contribui algo em torno de 50% na declaração anual de IR. Lá eles ensinam inglês e francês. Aos 5, a escola é gratúita. Existe um valor anual que os donos de residências pagam. Se você mora de aluguel, seu filho estuda e você não paga nada diretamente.

Imposto

Como mencionei antes, aqui se paga muito imposto. Muito mesmo, chega-se a pagar mais que no Brasil, dependendo de quanto é a sua renda.

Segurança

Realmente, segurança é total. As pessoas comentam aqui de ladrão, não dar bobeira, mas eu nunca vi nada, nunca aconteceu nem a lembraça da preocupação com segurança. Eu já usei meu notebook no parque várias vezes, celular, nem se fala.

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment