Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@hi-hi-ray
Last active December 11, 2022 01:17
Show Gist options
  • Save hi-hi-ray/f10e9a70598bb8b40d87217644449a5f to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save hi-hi-ray/f10e9a70598bb8b40d87217644449a5f to your computer and use it in GitHub Desktop.
Explicar o formato o Dojo Rio

Formato do dojo é muito simples, vamos explicar...

São utilizados 3 conceitos no dojo:

  1. Pair Programming: duas pessoas agindo em conjunto para programar. No caso do dojo, usamos um modelo no qual um é responsável por editar o código (piloto) e o outro ajuda dando palpites apenas (copiloto).
  2. TDD (Test Driven Development): como o nome diz, desenvolvimento orientado por testes. Isso significa que primeiro fazemos o teste automatizado com a expectativa de como a funcionalidade deve funcionar. Como a funcionalidade não está implementada, o teste falha (Red 🔴). Depois implementamos a funcionalidade, e rodamos o teste novamente. Se a funcionalidade foi implementada corretamente, os testes passam (Green ✅). Então podemos refatorar o código existente (Refactor 🛠) ou fazer um novo teste para continuar incrementando a funcionalidade até resolver o problema.
  3. Baby steps: ao implementar a funcionalidade, só implementamos o mínimo necessário para que os testes existentes passem. É como "dividir para conquistar", focamos em cada caso de cada vez de forma a incrementar gradativamente a solução

Problemas

Aí vc pensa "que problema?". Bom, o dojo é uma espécie de recreação de programação, então escolhemos um problema pra tentarmos resolvê-lo programando. O problema não deve ser um problema "real" (coisas de trabalho ou faculdade, por exemplo) pra não ter aquela pressão pra terminar. Apesar de existir um problema a ser resolvido, o objetivo do dojo é aprendizado.

Resolver o problema é secundário, digamos... Bom, podemos dizer que durante o dojo, vamos descobrindo o algoritmo que resolve o problema escolhido.

Linguagem

Escolhemos a linguagem no dia, e ela deve atender a duas condições:

  1. Ter alguém "fluente" presente, para não ficarmos presos em questões de sintaxe e possamos focar na resolução do problema.
  2. Ambiente de testes instalado na máquina do dojo, para os testes, claro. Geralmente esse requisito é atendido pela pessoa "fluente" presente.

Local

Lembrando que toda quarta, a partir de 18:30, tem dojo na DTM, que fica na Travessa do Ouvidor, 17, sala 501, centro

Para marujos de primeira viagem, é de grátis e não precisa levar notebook. O pessoal costuma levar comidas e bebidas pra consumir durante a o dojo, mas nada obrigatório.

Texto copiado e Colado do Grupo do Telegram (https://t.me/DojoRio) pelo o nosso mestre do dojo Otaviko. <3

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment