Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@hugopeixoto
Last active Nov 4, 2021
Embed
What would you like to do?

Olá,

Este documento serve para explicar o que é o Matrix. Começar por uma introdução teórica e depois dar instruções de como criarem uma conta e se juntarem às salas da ANSOL.

Se algo não for claro, por favor digam, para poder melhorar o texto quando for enviado a outras pessoas.

Teoria

O Matrix é uma rede de comunicação como o Telegram, Whatsapp, Slack, Discord, IRC, etc. A principal diferença é que é um sistema federado e com a especificação do protocolo aberta e onde a maioria das aplicações são software livre.

O que é um sistema federado? É um sistema onde várias redes independentes, geridas por entidades diferentes, conseguem interagir entre si.

A analogia que gosto de fazer é com o sistema de email. Quem usa email pode criar conta em sapo.pt, gmail.com, hotmail.com, etc, ou até montar o seu próprio serviço no seu domínio (como ansol.org, ou hugopeixoto.net) sem ter de pedir autorização a ninguém. Eu, com o meu email hugo.peixoto@gmail.com, posso enviar mensagens para alguém com uma conta noutro serviço, como direccao@ansol.org. São duas contas em serviços geridos por entidades sem relação nenhuma, e mesmo assim a comunicação funciona transparentemente.

No matrix, a ideia é a mesma. As pessoas criam contas no serviço que quiserem, ou montam o seu próprio serviço com o seu domínio, e depois conseguem falar entre si. Por exemplo, a minha conta é @hugopeixoto:matrix.org. O formato da conta é parecida à do email, mas diferente para não se confundirem. A parte depois do : identifica o serviço (matrix.org), e a parte antes do : identifica a conta nesse serviço (hugopeixoto). Os serviços de matrix são chamados de "homeservers".

Para criarem uma conta de matrix, tal como para criar uma conta de email, têm de escolher um homeserver. Para começar, recomendaria criarem uma conta no homeserver matrix.org. É gratuito e é gerido pela equipa responsável pelo desenvolvimento do protocolo. Explico no fim como fazer isto.

Para comunicarem via Matrix precisam de instalar uma aplicação, ou usar directamente via browser. Ao contrário de redes como o Whatsapp, não são obrigados a usar a aplicação oficial. Há várias aplicações que podem escolher, para várias plataformas. Para começar, o que recomendo é utilizarem o Element (disponível em várias stores). Também há uma versão web em https://app.element.io.

Depois de criarem a conta, podem interagir com outras pessoas na rede. Estas interacções são feitas de dois modos: ou via mensagem directa (Direct Message, DM), ou via uma sala (room). As salas são para comunicação em grupo, com várias pessoas. As salas podem ser públicas, abertas a toda a gente, ou privadas, só disponível por convite de alguém que pertença à sala.

Se quiserem mandar uma mensagem directa, têm de saber o nome da conta com quem querem falar. Se quiserem juntar-se a uma sala, têm de saber um nome da sala ou receber um convite. Por exemplo, a sala aberta ao público da ansol é #geral:ansol.org. O cardinal indica que estamos a falar de uma sala e não de uma pessoa. O nome da sala é geral, e o ansol.org é o serviço onde este nome da sala está registado.

Nota técnica: Uma sala pode ter vários nomes: #geral:ansol.org e #ansol:matrix.org são dois nomes da mesma sala. Isto não quer dizer que a sala apenas exista nos homeservers matrix.org e ansol.org. A sala existe nos homeservers das pessoas que estiverem na sala. Se alguém do homeserver hugopeixoto.net estiver nessa sala, a sala passará a existir nesse homeserver.

Depois de se juntarem a uma sala ou iniciarem uma mensagem directa com alguém, podem falar normalmente como outro serviço de chat.

As mensagens directas e salas privadas têm o conteúdo cifrado ponta a ponta, o que quer dizer que nem a equipa de administração dos homeservers consegue ver o conteúdo. As salas públicas por norma não estão cifradas, já que qualquer pessoa pode entrar e ver o histórico.

Instruções práticas de utilização

Se quiserem usar isto no telemóvel, instalem a aplicação "Element - Secure Messenger" / "Element Messenger":

Se quiserem usar no browser do computador, acedam a:

Podem usar a mesma conta em qualquer dispositivo, não há limitação. As instruções abaixo são para a versão browser, mas no telemóvel há de ser semelhante.

Escolham a opção de criar uma conta. Devem ver um campo "Homeserver" / "Host account on" que deve vir pre-preenchido. Deixem esse campo como está.

Escolham o vosso nome da conta (o meu é hugopeixoto), uma senha, e insiram o vosso endereço de email para permitir recuperação da senha. Terão de confirmar o registo via email, passar o captcha, o costume. O nome da conta é público.

Depois de registarem, podem iniciar sessão. Com a sessão iniciada, hão de ver um botão com "explore public rooms". Carregando nesse botão, insiram o nome da sala #geral:ansol.org e carreguem em "Join". Também me podem mandar uma direct message para @hugopeixoto:matrix.org.

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment