Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@leonardofaria

leonardofaria/langara.md

Last active Apr 11, 2018
Embed
What would you like to do?

FAQ - Mobile App Design and Development

Várias pessoas me mandam mensagens perguntando sobre o curso Web and Mobile App Design and Development da Langara. Gente da Rússia, da Índia e de todo lado então decidi criar esse FAQ já que as perguntas são as mesmas.

TL,DR: nem tudo é um mar de rosas mas isso não é um problema exclusivo desse curso ou dessa instituição.

DISCLAIMER: antes de fazer esse curso eu já trabalhava como desenvolvedor web portanto minha opinião é de uma pessoa com mais experiência do mundo real do que muitos professores (não só da Langara).

DISCLAIMER 2: fui aluno da primeira turma portanto minha turma foi beta. E obviamente betas não funcionam bem (não só da Langara).

DISCLAIMER 3: não tenho vínculo com a Langara, nem com agências de intercâmbio. Pra ser honesto, nem voltei lá depois de pegar meu diploma.

O que eu achei do curso?

No fim das contas, minha opinião não importa. Se eu falar que o curso é bom, você corre o risco de se matricular e se frustar depois, ficando chateado comigo. Se eu falar que o curso é ruim, você pode desistir da Langara e optar por uma opção pior, também ficando chateado comigo. Não vou explicitamente dizer se gostei ou não porque tudo depende do contexto pessoal: sair do Brasil, conhecer um lugar onde as pessoas se respeitam e não saem metralhando crianças nas escolas e por aí vai.

Grade

A grade do curso está no site da Langara. Ela é generalista e cobre várias áreas e por isso, não dá tempo para se aprofundar em nenhum assunto.

É o suficiente para arrumar um emprego baseado somente no conhecimento da escola? Possivelmente não, mas não gosto de ditar regras.

Isso não é diferente de outros colleges ou de uma faculdade no Brasil.

Vai de você focar nas áreas do seu interesse e extrair o melhor dos professores. Igual qualquer lugar.

Professores

Há professores bons e ruins. Como disse, minha turma foi a primeira e sofremos com alguns (não compensa escrever sobre isso) mas provavelmente a Langara deve ter resolvido isso.

Tive um professor que trabalhava na Amazon, ou seja, experiência do mundo real, mas não sei se ele está lá ainda.

Só pra adicionar, lembro que reclamava dos meus professores para um amigo, o cara que me hospedou em Vancouver quando cheguei. Ele é um dev de 40 e poucos anos, mestrado na USP e me disse algo como: "não delegue a terceiros a sua responsabilidade de aprender". Dá até pra fazer um quadro disso.

Infra estrutura

A infra estrutura da Langara é excelente. O campus é muito bonito, laboratórios abertos 7 dias da semana, temos acesso ao Lynda e nesse aspecto não tive do que reclamar. Langara é um college público e conhecido na cidade.

Coops

Pelo menos no meu curso na minha época, coop era uma matéria adicional (90% da sala não fez). Pelo que soube, você pagava para fazer uma matéria para aprender como fazer resumes, entrevistas e coisa do tipo.

A menos que você tenha 21 anos de idade e nunca tenha trabalhado na vida, não faça coop. De fato você precisa aprender a fazer um resume e coisas do tipo, mas isso é informação grátis na Internet.

Faculdade ajuda a arrumar trabalho?

Independentemente de Langara, BCIT, UBC, Uniesquina, quem te ajuda a arrumar trabalho é você mesmo ;)

Conclusões/espectativas

  • Langara é uma base de aterrizagem para o seu plano canadense. Não tenha grandes espectativas. O investimento é alto (já é 30K?) pelo conhecimento adquirido.
  • Curso nenhum vai te dar todos os skills necessários pra brilhar no mercado, ainda mais em Vancouver onde tem uma quantidade considerável de gente começando nesse mercado. Gente vindo de bootcamps, imigrantes vivendo o sonho canadense ou gente saindo da universidade buscando o primeiro emprego.
  • Faça networking. Vá em meetups, tem uma meia dúzia de meetups ativos por mês aqui.
  • Faça voluntariado - você conhece um monte de gente assim.
  • Faça seus assignments da melhor forma possível e deixe-os no Github. Não estou dizendo que todos os empregadores checam Github mas talvez é melhor do que nada.
  • Não delegue a responsabilidade de aprender e de arrumar trabalho a terceiros. Seu sucesso ou fracasso não está relacionado ao college. A responsabilidade de aprender o que te tornará um profissional é sua. Os professores e o coordenador da Langara já tem os empregos deles e obviamente eles darão o melhor de si mas não significa que isso te colocará no emprego dos sonhos no Canadá.
Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment