Roteiro para Recife, Olinda e Porto de Galinhas.
Porto de Galinhas vale mais a pena se a maré estiver baixa. Abaixo de 0.5 está ok porque aí as piscinas naturais ficam visíveis e, se a maré ficar mais baixa ainda, dá até para ir a pé. Vocês podem ver a tabua de marés de novembro aqui (escolha PORTO DE SUAPE):
http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-previsao-mare/tabuas/index.htm
Em geral se encontra alguns horários que está 0.3 e até 0.2. Esses dias são os melhores e se for durante a semana, a praia fica com menos gente. Se no dia que vocês chegarem (ou no dia seguinte) a maré estiver boa, já aluga um carro e vai direto pra lá conhecer.
A menos que vocês queiram investir mais em praias, 1 dia e meio em porto é o suficiente para conhecer a praia e a cidade (que é pequena). De pousada, recomendo essa:
http://www.booking.com/hotel/br/pousada-tabapitanga.pt-br.html
Reservem pelo Booking mesmo porque ficou BEEEEEM mais barato do que direto com a pousada. Ela não fica exatamente em Porto de Galinhas, mas na praia do lado (chamada Muro Alto e que também é bonita). Se vocês forem de carro alugado, são menos de 5 minutos para Porto. Vale a pena porque a galera da pousada é bem atenciosa, os quartos são bons, fica praticamente na areia da praia e a noite tem algumas atrações na própria pousada. Quando fomos tinha musica ao vivo na beira da piscina.
Começa por uma volta pelo centro antigo da cidade, chamado de Recife Antigo. O ideal é começar pela praça do Marco Zero, visitar o centro de artesanato que fica na praça, dar uma volta pela Rua do Bom Jesus, subir na Torre Malakoff, ir na Rua da Moeda, passar na Igreja Madre Deus e depois dar uma relaxada no Paço Alfândega. Em especial, no Paço Alfandega, vá ao segundo ou terceiro piso para ter uma vista do Rio Capibaribe.
Depois disso, dependendo do tempo que vocês passaram visitando esses lugares, dá para almoçar ou em algum restaurante na rua da Moeda ou voltar para o Marco Zero e almoçar em um restaurante chamado Boteco. Fiquem na parte de cima que tem uma vista foda. Caso almocem no Boteco, fica bem perto para vistar o Museu Cais do Sertão que é no mesmo cais do restaurante.
Se ainda estiver cedo para almoçar, vocês podem voltar para o Marco Zero e atravessar para o Parque de Esculturas Francisco Brennand. Tem uns barcos que fazem a travessia saindo do Marco Zero mesmo. Depois de lá, podem almoçar no Mercado da Boa Vista que tem muitas opções de comida típica.
A tarde, vocês podem passear pelas igrejas, se vocês curtirem esse tipo de passeio. Recomendo ir a Praça da Republica, que é cercada pelo Palácio da Justiça, Teatro Santa Isabel e a sede do governo estadual. Se estiver um dia de sol, a praça é um bom lugar para parar um pouco e descansar, já que tem bastante sombra. De lá, dá para visitar as seguintes igrejas:
- Igreja de São Francisco (que foi onde eu e Glaucia casamos)
- Matriz Santo Antônio
- Igreja Nossa Senhora do Carmo que é uma das mais bonitas da cidade e foi restaurada faz pouco tempo
- Patio de São Pedro, se quiser tomar uma cerveja para refrescar.
Todo esse passeio dá para fazer a pé, mas usem protetor solar e boné. Em vários pontos dá para tomar água de côco por um preço justo. :-)
Se vocês ainda tiverem algum pique, eu recomendo fazer um passeio de catamaran, que sai do Catamaran Bar, peguem um taxi das igrejas pra lá. O ideal é ligar antes para saber os horários dos passeios. Também achei mais legal fazer a noite do que durante o dia e acho que dá uma ponto de vista diferente para esse passeio que vocês fizeram a pé. O passeio é bem tranquilo e mesmo se vocês estiverem cansados, dá para relaxar bastante.
Outros lugares legais pelo Recife Antigo:
- Paço do Frevo: sim, é paço com "ç" mesmo. É um museu do frevo, com um visual bem bacana e muitas oportunidades de fotografia. Tem um café lá e talvez tenha um frevo com preço mais justo do que o do Armazem. :-P
- Caixa Cultural: exposições e afins, o teto é legal para fotografar também. Diz para as meninas não irem de saia, porque tem um piso de vidro nos andares de cima
- Casa da Cultura: não é beeem no Recife antigo, mas se vocês estiverem de carro, vale uma visita. Basicamente era uma prisão colonial que foi transformada em um centro de artesanato. As celas viraram lojas e dá para comprar de tudo: cachaça, camisas, artesanato, etc.
- Sinagoga Kahal Zur Israel: é a primeira sinagoga do Brasil e fica na Rua do Bom Jesus. Como vocês já vão passar por essa rua de qualquer maneira, aproveitem.
O principal ponto turístico de Olinda é o Alto da Sé. Lá dá para comer tapioca de vários sabores (recomendo pedirem uma de cartola, que é com banana, açúcar mascavo e canela para fechar a comilança) acompanhadas de cerveja ou água de côco. Tentem chegar lá antes das 17:00 horas, que é quando o observatório fecha (quando fui fechava esse horário, mas era durante a semana, não sei como está nos finais de semana). Os pontos legais de visitar são:
- Elevador de Olinda: antes era um reservatório de água e foi reformado para virar observatório. Vai dar uma boa vista da cidade, já que Olinda não tem prédios altos. Não confundir com o Observatório da Sé
- Mercado de Artesanato: no final, lá nos fundos do mercado, tem um deck com uma vista maneira. Se vocês pegarem um final de tarde fica mais legal ainda.
- Imaginário Brasileiro: mistura de loja, mas também tinha um restaurante do lado. É uma opção para comer tapioca também. Na frente tem outra loja de artesanato e afins, não lembro o nome mais é bem legal para fotografar. Se vocês tiverem sorte, talvez acabem vendo alguma apresentação de frevo.
- Catedral Sé: O legal é tentar ir ao pátio de fica atrás da igreja e que tem uma vista legal do Mar. Se ela estiver fechada, na rua a esquerda, quase nos fundos da igreja tem uma portinha e as vezes dá para falar com alguém para poder visitar, mesmo que seja apenas o pátio.
- Olinda Art & Grill: Não tem nada de mais em termos de comida, mas vale a vista no final da tarde e é praticamente na frente da Catedral Sé. Fiquem na varanda. :-)
- Mosteiro de São Bento: talvez possa ser a primeira parada de vocês em Olinda e depois segue a rota que está no mapa, ou pode seguir pela Rua São Bento que tem alguns lugares legais. Detalhe: se prepara para subir ladeiras.
- Oficina do Sabor: um dos melhores restaurantes de Olinda, com preço a lá Rositta. Pode ser uma boa tanto para almoçar antes de começar o tour quanto para terminar o dia.
É um dos lugares mais foda de Recife. Talvez dê para visitar esse lugar e Olinda no mesmo dia, considerando que vocês chegam em Olinda mais para o meio/final da tarde. Como é meio isolado e distante, liguem antes para ver as horas, porque se não me engano durante a semana só abre a tarde e não abre as segundas. Tinha alguns horários meio malucos. São duas atrações principais:
- Instituto Ricardo Brennand: que é o castelo e museu, com uma grande area verde ao redor
- Oficina Brennand: que é a oficina de artesanato
Entre o castelo e a oficina, vá ao castelo. :-)