Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

Embed
What would you like to do?

Ambiente Windows

Vamos configurar nosso ambiente de desenvolvimento, instalando ferramentas básicas para iniciarmos no mundo da programação.

Instalar Chocolatey

Chocolatey é um gerenciador de programas e nos ajudará a instalar os programas de maneira programática, pelo terminal do Windows.

  1. Abra o PowerShell como administrador ( clique com o botão direto do mouse no ícone do PowerShell e procure a opção Abrir como Administrador )
  2. Coloque o código abaixo e dê ENTER
Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://chocolatey.org/install.ps1'))

Rode choco no terminal do PowerShell. Se aparecer a versão do chocolatey, então houve sucesso. Se não aparecer, desligue o PowerShell e abra novamente, como Administrador.

Instalar as Ferramentas

Visual Studio Code

Visual Studio Code é uma interface de desenvolvimento e nos ajudará a escrever nossos programas

Google Chrome

O nosso navegador padrão de desenvolvimento será o Google Chrome, pois ele é um browser moderno e que nos ajudará a desenvolver com ferramentas próprias do navegador. Além disso, o motor que roda JavaScript no Chrome é o praticamente o mesmo motor que usaremos na nossa máquina local.

NodeJS

É um motor JavaScript capaz de entender e executar nossos códigos escritos na linguagem.

INSTALAR

  1. Com o PowerShell aberto como Administrador, rode o código abaixo.
cinst vscode googlechrome nodejs-lts -yf

Após, feche o PowerShell e procure abrir o Google Chrome e o Visual Studio Code.

Com o Visual Studio Code aberto, aperte CTRL + J para abrir o terminal integrado do Visual Studio. Com o terminal aberto, digite node -v. Caso apareça a versão do node ( ex.: node 12.12.0), então as instalações foram concluídas com sucesso.

Erros Comuns

  • Caso haja algum erro na hora da instalação de algum programa, procure desinstalar a ferramenta que deu erro, e instalar novamente. Você pode fazer isso com o comando no PowerShell, por exemplo, se houve erro no google-chrome: choco uninstall googlechrome -yf. Se não funcionar você pode tentar desinstalar pelo gerenciador de programas do windows.

  • Algumas vezes, pode dar um erro na internet, na hora de baixar certo programa. Por isso, é importante verificar qual programa deu erro, e procurar desinstalar e instalar novamente.

  • Você pode baixar cada programa em seu respectivo site ( Procure no google o site do Chrome para baixar e instalar, ou Visual Studio Code para baixar e instalar, ou NodeJS para baixar e instalar.

  • Pode ser que o comando node -vnão funcione, pois, por alguma falha no processo, ele não foi adicionado às variáveis de ambiente. Primeiro, tente reiniciar o Windows. Se não funcionar, tente adicionar manualmente. Abra o PowerShell como Administrador e coloque a essa linha de código.

SET PATH=C:\Program Files\Nodejs;%PATH%

Tenha certeza que o Node foi instalado na unidade C, pasta Program Filese lá dentro, na pasta Nodejs

@balrothar

This comment has been minimized.

Copy link

balrothar commented Jan 27, 2020

Bom dia Mayk! Que horas libera a primeira fase? Obrigado

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment
You can’t perform that action at this time.