Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@olifante
Last active December 15, 2015 18:48
Show Gist options
  • Save olifante/5306079 to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save olifante/5306079 to your computer and use it in GitHub Desktop.
Líder parlamentar do PSD admite extinção do Tribunal Constitucional: http://expresso.sapo.pt/lider-parlamentar-do-psd-admite-extincao-do-tribunal-constitucional=f734498
Líder parlamentar do PSD admite extinção do Tribunal Constitucional
http://expresso.sapo.pt/lider-parlamentar-do-psd-admite-extincao-do-tribunal-constitucional=f734498
A propósito da polémica que envolve a nomeação dos três novos juízes para o Tribunal Constitucional, o líder do grupo parlamentar do PSD Luís Montenegro considera que "muita coisa pode ser revista".
17:22 Quinta feira, 21 de junho de 2012
Na sequência da polémica com o PS, por causa da escolha dos candidatos a juízes para o Tribunal Constitucional, o líder do grupo parlamentar do PSD admite a extinção deste orgão. Em entrevista à Rádio Renascença, Luís Montenegro diz que muita coisa pode ser revista no futuro, até a existência do próprio Tribunal Constitucional.
"O PSD já teve um líder que o defendeu e eu também, a título meramente pessoal, dou abertura para a hipótese de (...) passarmos a ter uma secção constitucional no Supremo Tribunal de Justiça, com isso recolocando em cima da mesa não só o método de eleição e de recrutamento dos juízes que vão julgar as matérias constitucionais, mas também a eficácia do sistema", afirmou ao programa da Rádio Renascença, "Em Nome da Lei", a ser transmitido no sábado, depois do noticiário das 12h.
Porém, a extinção do Tribunal Constitucional é uma ideia que não agrada ao líder da bancada do parceiro de coligação do PSD, que defende outras mudanças no sistema. Nuno Magalhães lembra que o CDS já propôs há dois anos que, além da Assembleia, também o Presidente da República possa nomear juízes para o tribunal Constitucional.
O próximo programa "Em Nome da Lei" debaterá a polémica em torno da nomeação dos três novos juízes do Tribunal Constitucional, um processo que se arrasta há vários meses, por falta de entendimento entre os partidos da coligação e o PS.
Entre hoje e amanhã, PSD-PS e CDS deverão finalmente anunciar um acordo sobre a lista dos candidatos que deverão substituir três juízes que já terminaram há meses o seu mandato e entre os quais está o próprio presidente do Constitucional.
Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment