Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@peczenyj
Created July 17, 2018 10:20
Show Gist options
  • Star 0 You must be signed in to star a gist
  • Fork 0 You must be signed in to fork a gist
  • Save peczenyj/b04d49f53b012b440d4713f01a338f54 to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save peczenyj/b04d49f53b012b440d4713f01a338f54 to your computer and use it in GitHub Desktop.
algumas informações sobre morar fora
ola
imigrar para outros países é uma tarefa complicada. a primeira coisa q vc tem que entender é que vc é um risco para a empresa: se ela pudesse ela contrataria alguem local, e não alguem de fora. isso envolve burocracia e outros gastos e sem sempre são visiveis.
alem disso existe a questão pessoal: vc pode não se adaptar na empresa ou, mais importante, não se adaptar ao novo estilo de vida em um pais e uma cultura diferentes.
dito isso, pense no projeto de considerar imigrar como um projeto em varias fases, com um escopo aberto e diversos milestones.
é um enorme vc pensar "puxa eu gosto do pais X então eu vou emigrar, ficar rico e sera perfeito" pq isso é um plano completo e muito especifico e sem margem para nada. quem eu conheço que mora fora as vezes tenta mais de um país, mais de uma cidade, as vezes volta pro Brasil e sai de novo, é bem variado. o que funciona, IMHO é: vc considerar "vou tentar viver fora X anos" e a cada ano, ou cada semestre, vc adapta o seu plano. o primeiro ano é o mais dramatico, depois é tranquilo. vai ser mais facil se vc ja saiu do pais alguma vez...
vem então as questões especificas: vc fala que idiomas? vc tem outra nacionalidade que a Brasileira?
eu tenho colegas de profissão que se mudaram para os mais variados países, a maioria esta nos EUA porém muitos estão aqui na Europa, estou ciente de algumas coisas. o q eu posso adiantar pra vc é:
1. estados unidos vc pode ganhar muito dinheiro, porém esta cada vez mais dificil vc emigrar pra la (Trump, etc) e o custo de vc começar a viver (setup) é alto (pra alugar um apartamento vc pode precisar de diversos meses de alguel adiantados, por exemplo). os grandes salarios estão nas grandes cidades, com grande custo de vida. 100 mil dolares anuais em Nova York é considerado um salario baixo. reze para não ficar doente
2. europa depende do pais que vc esta aplicando. alguns paises facilitam a vida do imigrante de alguma forma, outras dificultam o quanto podem. Irlanda, Holanda e Alemanha ainda são destinos interessantes pelo que eu estou acompanhando, Portugal parece bom apesar dos salarios serem menores (e aluguel menor, não exige outro idioma, etc). é importante q se diga: se vc tem nacionalidade de algum pais da união europeia vc tem uma vida infinitamente mais facil. agora se vc é brasileiro e conseguiu, por exemplo, um visto pra alemanha, ele vale na alemanha ( e talvez vale só pra aquela empresa ). vc tem menos mobilidade, mas se vc se organizar vc consegue. França não ajuda muito os imigrantes. ah sim: salarios são menores que os EUA mas vc tem o estado de bem-estar, que inclui um "Saude, Educação e Segurança" (que varia de lugar pra lugar)
3. Inglaterra é uma grande incognita com o Brexit. os salarios parecem altos mas o custo de vida também. Londres é uma cidade imensa. Pontualidade Britanica acima de tudo: ficou preso no transito? o problema é seu.
4. Australia: do outro lado do mundo, meus amigos q moraram la sentem saudades.
5. Canada: meus amigos adoram, mas é aquilo, inverno embaixo de neve.
dito isso, vamos ao mercado:
todos os paises estão contratando, em todas as areas. ate o Brasil. vc tem espaço pra todas as tecnologias. pesquise em sites de empregos para ver o que esta em alta ( eu diria que Java tem razoaveis vagas, tem nichos pra C++, Go e PHP, Data Science tem algumas coisas, muito trabalho de DevOps para lidar com Cloud Computing, etc ).
vc tem empresas que são famosas como IBM, Google e Facebook. elas tem um processo seletivo manjado e se vc comprar os livros certos e estudar, pode passar. as vezes eles oferecem o pacote de realocação. outras empresas são menos famosas mas tudo o que é banco, financeira, telecomunicações, agencias web, tudo precisa de gente.
eu tenho +15 anos de experiência e trabalhei quase 2 anos remoto para a empresa q eu estou antes de receber uma oferta de realocação. a oferta não foi das melhores mas foi o que eu consegui. saiba que *demora*: eu levei 3 anos ate conseguir a primeira oferta de trabalho (remoto).
eu diria pra vc meter o loco, manda curriculo pra todas as empresas q der e veja o que acontece. em geral 20% retornam. talvez vc consiga 5 ou 6 entrevistas. vc vai ter problemas de se comunicar. talvez va mal em todas. ok agora vc ja sabe como é, então estude o que precisa.
entre ingles e java, eu estudaria ingles. saiba falar muito bem, sobretudo ao telefone. invista nisso. uma terceira lingua como Alemão ou Frances pode ajudar muito, dependendo do que vc quer.
saiba reconhecer as falcatruas. existem empresas pessimas de trabalhar como a Rocket (alemã). eles ate podem fazer uma propagada bonitinha mas podem te colocar na rua de uma hora pra outra
a ultima coisa é pensar no que vc quer: vc é casado? solteiro? tem animais de estimação? filhos? saiba q pode ser uma *merda* vc ser demitido em outro pais, sem falar direito a lingua, com uma esposa e crianças q não podem trabalhar. não aposte todas as suas fichas e faça uma poupança para as eventualidades. eu mesmo gastei uma grana com veterinario aqui pq meus gatos adoeceram algumas vezes e ai vc vÊ como é CARO alguns serviços.
tenha amigos q trabalham fora. tenha amigos q trabalham. defina a sua carreira, tente, ajuste e tenha foco na imigração. leia e pesquise muito e assim vc vai ter condições de aproveitar as oportunidades que surgirem.
tem alguma duvida em especifico?
Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment