Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@pedropbazzo
Created February 5, 2021 01:46
Show Gist options
  • Save pedropbazzo/e200fe65bde6bc0e367b3995aa9ba8de to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save pedropbazzo/e200fe65bde6bc0e367b3995aa9ba8de to your computer and use it in GitHub Desktop.
Vamos ver as vantagens de utilizar Hooks ao invés de classes.
Acabamos de ver como o nosso código para algo bem simples ficou bem mais curto. Outro motivo importante, que também vimos, é não precisar mais usar o "this", que pode ser confuso e atrapalhar iniciantes em JavaScript. Mas essas duas coisas são detalhes.
Nos componentes criados por classes, temos os LifeCycles, que são métodos executados em determinados momentos no tempo de existência de um componente, como o "componentDidMount()" e "componentDidUpdate()". Se precisarmos que algumas regras do nosso componente sejam executadas nesses momentos, teremos que escrever essas regras juntas nesses métodos, deixando a lógica do nosso componente um pouco picotada e bagunçada.
Já nos componentes criados por funções, veremos que podemos organizar melhor a posição das nossas funções, já que não temos que ficar escrevendo dentro de determinados métodos. Teremos muito mais controle do fluxo de funcionamento de nosso componente.
Uma das principais vantagens que os Hooks trazem é a fácil reutilização de lógica. Os componentes são muito bons para reutilizar elementos visuais, mas até agora traziam problemas quando a gente precisasse reutilizar algo não-visual, pois o código ficava mais verboso, complexo, e nem era tão perfeito assim.
Já com os Hooks podemos reutilizar lógica de uma forma muito mais simples. Tem até sites que ensinam a criar Hooks muito interessantes e que podemos utilizar em vários projetos. No final deste curso nós iremos criar vários Hooks, que eu tenho certeza que você irá aproveitar em seus projetos.
Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment