Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@squarizi
Last active September 23, 2022 14:46
Show Gist options
  • Save squarizi/139be4cb3668599a779d84d3d2fb447d to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save squarizi/139be4cb3668599a779d84d3d2fb447d to your computer and use it in GitHub Desktop.
Análise de esforço técnico para troca de regra de cobrança do Renova Cartões

Cenário

Tema: Melhorias no modelo de cobrança do Renova Cartões

  • Porque?
Atualmente a tokenização pode ser disparada na criação de um novo cartão, ou na utilização de um cartão ainda não tokenizado para pagamento.
Porem, estes fluxos hoje são controlados. Com isso a cobrança é gerada quando o cartão é renovado.
Por isso, existe a necessidade de realizar melhorias no modelo de cobrança do Renova Cartões, com o objetivo de aumentar a receita em recorrência com este produto.
  • Quando?
Entender uma expectativa de tempo para realizarmos o lançamento desta melhoria em produção, se possivel.
  • Como?
Realizando a cobrança de R$0,15 por cada novo perfil de pagamento cadastrado. a mudança acontecerá no valor do cartão recuperado mediante a respectiva carteira, caso o cliente esteja na carteira enterprise, manteremos o valor de R$ 5,00.
Para a carteira SMB é necessario realizar a cobrança de uma taxa de 10% sobre os valores transacionados no cartão recuperado;
No momento em que acontecer a mudança de carteira, os valores não devem ser atualizados, conforme acontecem hoje no plano padrão da Vindi, as diferenças de valores serão apenas na entrada do cliente.

Análise

A regra proposta, contém pontos que valem apena serem mapeados como críticos. Porque? Tem complexidade de análise por carteira, precificação diferenciada por carteira, tendo q fazer análise de troca de carteira a cada cobrança. Para justificar isso, vale apresentar como funciona atualmente.

Renova Cartôes

Fluxo de cobrança atual do Renova Cartôes

Cobrança por renovação

1- Ao ativar a integração do renova cartôes, um fluxo adicional, pôe um produto do renova cartões para cobrar por renovações na assinatura do merchant presente na Vindi.

2- Tudo que acontece com o perfil de pagamento é mapeado hj. Pedido de tokenização, criação do token, atualizações, renovação e cancelamento. Nesse mapeamento que também sinalização o que é considerado como cobrável, atualmente classificamos como cobrável apenas a renovação

3- O cobrador fica responsável a cada fechamento de período de assinaturas do merchant Vindi, quando a assinatura possui o produto do Renova Cartões que foi inserido na ativação da renovação, o cobrador vai até a plataforma de recorrência e requisita via API todos os logs de renovação e os precifica na assinatura.

Possíveis novos fluxos

Sabendo do cenário atual, vamos mapear as necessidades de atuação para aplicar a regra proposta.

Fluxo para cobrar por diferenciação de carteira

1- Teremos que criar novos produtos na Vindi que referenciem a cobrança por tokenização e a cobrança por transação recuperada

2- No fluxo de ativação da funcionalidade terá q ser feito uma verificação da carteira do merchant, para q seja direcionado a atribuição de produtos correta.

3- No recurrent, teremos que sinalizar os logs de tokenização como cobráveis também.

4- No cobrador teremos q adicionar o fluxo para cobrança das tokenizações

5- Hoje não temos nada para capturar as transações recuperadas pelo renova, ou seja, esse fluxo terá q ser feito todo do 0, ou seja, implementar no cobrador a requisição de transações com fallback_type do tipo recuperado pelo renova, e no cobradr fazer o calculo da recuperação.

6- Precisamos inserir um mecanismo para todo mês verificar uma possível troca de carteira dos clientes que possuem renova, e assim aplicar a troca de produtos na assinatura para que a cobrança seja feito de acordo com a carteira definida por regra.

Considerações

A forma proposta por precificação de carteira, tem teor bastante arriscado tecnicamente, temos muitos riscos principalmente com a possivel troca de carteira dos clientes. Hoje não temos nenhum fluxo de edição de items na assinatura, ficar manipulando esses dados seria de um risco alto. Segundo ponto é que precificações com regras de aplicação diferentes por carteira, são muito mais complexas para darem manutenção técnica e também complica no momento de explicação ao cliente, na hora de validar calculo e até na hora da venda.

Sugestões

Caso exista a necessidade de mudança da regra de cobrança do renova cartôes, o formato mais seguro seria aplicar a regra de forma unica para todas as carteiras, e trabalhamos com modificações de valores se possível, assim a complexidade da regra fica no calculo e não na aplicação e manutenção dela.

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment