Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@arthurafarias
Last active April 11, 2016 06:22
Show Gist options
  • Save arthurafarias/44bd1004095aa1fb0b411fd57d8c8822 to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save arthurafarias/44bd1004095aa1fb0b411fd57d8c8822 to your computer and use it in GitHub Desktop.
UFCG - Engenharia Elétrica - Instalações Elétricas - Período 2015.1 - Prova - 1º Estágio

Questão 01

  1. Uma edificação individual é aquela reconhecida pelos poderes públicos, podendo constituir-se de uma única ou de várias unidades consumidoras (NDU001 Item 3.10).

  2. Uma edificação agrupada constitui-se de um conjunto de edificações reconhecida pelos poderes públicos, constituída por duas ou mais unidades consumidoras construídas em um único terreno ou em terrenos distintos sem separação física entre eles mas juridicamente demarcados pela prefeitura com área de circulação comum às unidades, caracterizadas como condomínio (NDU001 Item 3.11).

  3. O limite de responsabilidade do fornecimento da energia por parte da concessionária é o ponto de conexão do ramal de ligação com o ramal de entrada da unidade consumidora caracterizado como ponto de entrega.

  4. O ramal de entrada da unidade consumidora não (NDU001 Desenho

    1. faz parte da entrada de serviço da mesma.
  5. São de responsabilidade da concessionária de energia os equipamentos e materiais a serem utilizados na preparação da entrada de serviço da unidade consumidora, exceto os equipamentos de medição e proteção, bem como os materiais a serem utilizados no ramal de ligação (NDU001 Item 4.7).

Questão 2

  1. As tomadas de uso geral (TUGs) destinam-se à ligação de aparelhos ou equipamentos predeterminados e conseqüentemente devem ter capacidade de corrente compatíveis com estes (NBR 5410 Item 4.2.1.2.3.a ).

  2. A carga a prever para as tomadas de uso específico (TUEs) é de 100 VA, indistintamente (NBR 5410 Item 4.2.1.2.3.a ).

  3. A previsão da potência de iluminação para cada ambiente é feita considerando-se o tipo de utilização do ambiente e o valor de seu perímetro (NBR 5410 Item 9.5.2.1.2 ).

  4. Nos projetos deve-se prever para as TUEs uma potência de 600 W(NBR 5410 Item 4.2.1.2.3.a ).

Questão 3

  1. Em uma instalação a alimentação das cargas é feita por circuitos terminais. Deve-se proceder a divisão da instalação em circuitos terminais de forma que cada circuito alimente uma determinada carga.

  2. Em uma instalação, cada circuito de distribuição deve alimentar um único QD.

  3. Em uma instalação, as TUEs devem ser alimentadas por circuitos terminais dedicados e devem ter os condutores dimensionados a partir da potência nominal destas (Os condutores devem ser dimensionados de acordo com a solicitação da carga).

  4. Em nenhuma hipótese (NBR 5410 Item 9.5.3.3) pode-se ter cargas de iluminação e TUEs alimentadas por um mesmo circuito terminal.

Questão 4

  1. Bandeja é um suporte de cabos constituída por uma base contínua com rebordos e sem cobertura. As bandejas são geralmente metálicas.

  2. Eletrocalha é um conduto fechado utilizado em linhas aparentes, com tampas desmontáveis em toda sua extensão, para permitir a instalação e remoção de condutores, podem ser perfuradas ou não perfuradas.

  3. De acordo com a NBR 5410, a taxa de ocupação de um eletroduto é o quociente entre as somas das áreas das seções tranversais dos condutores previstos, calculadas com base no diâmetro externo e com base na área útil da da seção transversal do eletroduto.

  4. Em nenhuma hipótese (NBR 6.2.11.1.6) a taxa de ocupaão de um eletroduto não deve ser superior a 40%.

Questão 5

  1. Um cabo é conjunto de fios encordoados, isolados ou não entre si, conforme o uso a que se destina, sendo mais flexível que um fio de mesma capacidade de corrente (Não contradiz a definição dada pela NBR IEC 60050, http://www.electropedia.org/iev/iev.nsf/display?openform&ievref=151-12-38).

  2. Um cabo é classificado como multipolar quando constituído por dois ou mais condutores isolados, envolvidos por uma capa isolante e em seguida por uma película de material protetor (Não é essa a definição dada pela NBR IEC 60050, http://www.electropedia.org/iev/iev.nsf/display?openform&ievref=461-06-04).

  3. O maior inconveniente dos cabos isolados em PVC é serem combustíveis e propagadores de chama (Nenhum cabo é combustível nem propagador de chamas).

  4. Quanto maior a bitola do cabo, menor o tempo que este suporta uma determinada corrente de curto-circuito.

Questão 6

  1. A demanda de potência de uma instalação, circuito ou carga é sempre menor que o valor da carga.

  2. A demanda média de uma instalação independe do intervalo de tempo em que esta seja medida.

  3. Normalmente a demanda provável de uma unidade consumidora é menor que sua carga instalada.

  4. O dimensionamento dos condutores de um circuito deve ser feito a partir da corrente de projeto calculada utilizando-se a carga instalada que este irá alimentar.

Questão 7

  1. No projeto de uma malha de aterramento a verificação da tensão de passo deve ser feita, apenas, para a condição de ocorrência de curto-circuito fase-terra, enquanto a tensão de contato deve ser tanto para corrente de curto circuito fase-terra como para corrente de descarga atmosférica.

  2. No caso de incidência de um raio no SPDA de uma edificação a tensão de toque asume uma importância relevante, mesmo tratando-se de um evento onde a corrente de descarga, apesar de poder atingir o valor de centenas de kiloamperes, tem uma curtíssima duração (da ordem de alguns poucos microssegundos);

  3. Em uma instalação para garantir a proteção contra contatos indiretos, as massa (carcaças metálicas de QD, de transformadores, de motores, eletrodos metálicos…) devem ser aterrradas, não havendo, entretanto, necessidade de serem aterrados os elemetos condutores estranhos à instalação.

  4. Caso ocorra uma falha da isolação de um condutor vivo para a massa de um equipamento, indevidamente não aterrada, e esta fique a um potencial de 220 V, se esta for tocada por uma pessoa com uma das mãos a essa massa, estando com os pés descalços no solo, terá seu corpo percorrido por uma corrente de intensidade igual a esse valor de tensão dividido pelo valor da resistência entre a mão e os pés;

Questão 8

  1. Um eletrodo de aterramento constituído por uma malha composta de certa quantidade de hastes verticais interligadas por cabos horizontais, apresentará um valor de resistência que dependerá, somente (http://www.fluke.com/fluke/brpt/solutions/earthground/no%C3%A7%C3%B5es-b%C3%A1sicas-sobre-aterramento), da forma de implantação destes no solo e de suas interligações, bem como da resistividade do solo onde sejam implantados.

  2. Um solo, desde que não sofra alterações na sua composição, terá resistividade constante ao longo do tempo, mesmo assim, um eletrodo de aterramento neste implantado não terá valor de resistência constante ao longo do tempo.

  3. Todas as massas condutoras presentes em uma edificação e que não devem ser energizadas, a menos que isto ocorra acidentalmente,devem ser incorporadas ao subsistema de aterramento do SPDA (O SPDA não deve interligar-se com o sistema de aterramento das massas em uma edifica- ção), exceto as canalizações de gás.

  4. Qualquer subsistema de captores constituídos por captores Franklin pode ser substituído por um subsistema em malha de Faraday, de desde que no projeto destes não se utilize o método eletrogeométrico.

Questão 9

  1. As partes metálicas existentes no teto e laterias de uma edificação, como escadas, beirais, mastros de luz piloto e antenas, devem ser incorporadas ao SPDA, através de suas ligações aos condutores mais próximos integrantes do SPDA, exceto esquadrias metálicas.

  2. Ao proceder-se medições utilizando-se um terrômetro com vista à determinação da resistência de um eletrodo de aterramento serão utilizadas duas estacas (auxiliares). Uma de corrente e outra de tensão, além do próprio eletrodo de aterramento, que funciona como uma terceira estaca. As duas estacas auxiliares deverão ser fincadas no solo em linha reta co o eletrodo de aterraento. Uma corrente deve ser injetada entre a estaca de corrente e o eletrodo de aterramento, enquanto será medida a tensão entre este e a estaca de tensão. O valor da resistência será obtido pela divisão do valor da tensão medido e o valor da corrente injetada. Para que o valor obtido represente o valor real da resistência do eletrodo, faz-se necessário que os três eletrodos estejam alinhados e suficientemente afastados de forma que o eletrodo de tensão se encontre na região do patamar da curva: tensão x distância (eetrodo de aterramento à estaca de tensão).

  3. A resistividade de um solo só depende de sua composição, assim, quaisquer que sejam as condições climáticas sua resistividade terá o mesmo valor.

  4. Quanto mais compacto estiver um solo, maior a sua resistividade.

Questão 10

  1. Os disjuntores NEMA são mais recomendados por serem mais eficazes na proteção contr sobrecorrentes.

  2. Os contatores são dispositivos robustos de manobra que podem realizar um número bastante elevado de operações sem sofrer desgaste dos contatos, por isso, sua utilização é recomendada como dispositivo de manobra de motores, além disso, oferecem proteção aos motores contra sobrecargas.

  3. Os relés térmicos são utilizados, acoplados aos contatores de manobra de motores, para oferecer a estes, proteção contra sobrecarga.

  4. O dispositivos de proteção recomendado para proteção de um circuito motor é fusível do tipo retardado.

@arthurafarias
Copy link
Author

3-FFFF
4-VVVF
5-FFFF
6-FFVF
7-FVFF
8-FVF()
9-()VFF
10-FFFF
(O. L.)

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment