Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@rmasoni
Created November 15, 2012 02:08
Show Gist options
  • Save rmasoni/4076207 to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save rmasoni/4076207 to your computer and use it in GitHub Desktop.
WCIT e ITU - Apelo aos Representantes do Brasil

Contra a ITU

Esta é uma tradução livre do texto original recomendado pela organização ‘Fight for the Future’ (http://www.fightforthefuture.org/) através do projeto ‘What is the ITU?’ (https://www.whatistheitu.org/).


Para: cezar.alvarez@mc.gov.br, aldemo.garcia@mc.gov.br, jnacif@anatel.gov.br

Bcc: itu-emails@fightforthefuture.org

Título: Por uma Internet Livre e Aberta


Caros senhores,

Na próxima conferência da WCIT em Dubai, governos de diversos países irão considerar propostas pra atualizar o tratado em trâmite da ITU (International Telecommunication Union). Algumas propostas expandirão o mandato da ITU de um jeito que pode ameaçar o que há de melhor na Internet — ser aberta a todos, transparente e inovadora —, aumentar custos de acesso e inibir direitos humanos online.

A Internet é uma poderosa ferramenta de comunicação, conduzindo o desenvolvimento econômico e expandindo os direitos humanos. Discussões sobre o futuro da Internet deveriam envolver o máximo número de interessados possível, incluindo oficiais do governo, especialistas em tecnologia, líderes de mercado, a sociedade civil e organizações de direitos humanos.

Eu escrevo para pedí-los que:

  • Rejeitem propostas na WCIT que expandiriam a autoridade da ITU a respeito do controle da Internet, especialmente quando isso afetar o exercício dos direitos humanos online;
  • Liberem ao público as propostas que nosso país e/ou outros países farão na WCIT; e
  • Solicitem a opinião dos cidadãos e especialistas nas propostas, convidando interessados a participar das propostas do nosso país.

Reconheço que a ITU tem trazido diversos benefícios ao mundo e eu os aplaudo por esses esforços. No entanto, junto-me a um coro de vozes de todo o planeta, convicto de que decisões políticas sobre a Internet devem ser feitas de modo transparente com a participação genuína de pessoas interessadas da sociedade civil, governos e o setor privado, não pela ITU.

Cordialmente,

[Seu Nome]

@rmasoni
Copy link
Author

rmasoni commented Jan 21, 2013

Informativo enviado por Jeferson Fued Nacif

Prezados cidadãos,

Diante de tantas mensagens recebidas e cumprindo meus deveres de informação à sociedade quanto ao trabalho realizado, transmito-lhes apresentação realizada na Anatel assim que chegamos da reunião de Dubai contendo informações básicas sobre os resultados dessa importante Conferência e também o próprio texto numa versão não oficial em português produzida por esta Assessoria (http://www.anatel.gov.br/Portal/documentos/sala_imprensa/17-12-2012--17h57min31s-Apresenta%C3%A7%C3%A3o_coletiva_CMTI12.pdf).

Como informado aos que me escreveram antes da partida para Dubai e que já faziam parte dessa enorme comunidade de interessados pelos assuntos internacionais de telecomunicações que o Google conseguiu agregar informo que os governos não tomaram nem tomarão o controle da Internet por meio da Conferência realizada em Dubai. Não era essa a intenção, como muitos falsamente alardearam, e nem poderia ser tendo em vista que o cenário de governança das telecomunicações é bem mais complicado do que aparenta.

De qualquer forma, convido a todos a estudarem os temas de governança da Internet por meio de diversos foros nacionais e internacionais abertos, como o WSIS Forum, o IGF e outras tantas teses e textos escritos sobre o tema, com atenção aos papéis que cumpre a ICANN, os governos e outros atores (stakeholders). Importante também que conheçam as atividades da UIT, a agência especializada das Nações Unidas para TICs (www.itu.int). Com relação às propostas brasileiras e ao processo de preparação vejam em www.anatel.gov.br/cmti12.

Atenciosamente,

Jeferson Fued Nacif
Chefe da Assessoria Internacional
Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel

@rmasoni
Copy link
Author

rmasoni commented Jul 21, 2017

Resposta de Jeferson Fued Nacif ao meu e-mail

Caro Rafael,

Obrigado pelas sugestões.

As propostas do Brasil podem ser encontradas em www.anatel.gov.br/cmti12 e foram todas elas trabalhadas em consonância com os princípios de abertura, transparência e participação da sociedade que norteiam como sempre as delegações ao exterior desta Agência.

Poderá ver que não constam propostas contrárias à universalização do acesso, barateamentos dos custos, livre acesso às comunicações, que há tanto o Estado brasileiro persegue.

Continue acompanhando os trabalhos.

Atenciosamente,

Jeferson Fued Nacif
Chefe, Assessoria Internacional

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment