Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

Show Gist options
  • Save sergiopvilar/6996984 to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save sergiopvilar/6996984 to your computer and use it in GitHub Desktop.

Olá, presidente Rousseff... eu lhe disse

Carta impressa: escrita por Maddog

Querida Presidenta Rousseff,

Eu entendo que você está irritada com meu país, os Estados Unidos da América, porque uma de nossas agências, a Agência de Segurança Nacional (NSA), vem armazenando suas comunicações privadas, lendo seu email e mais espionando você e outros brasileiros.

Me desculpe por falar isso, mas "eu lhe disse".

Desde 1996 eu tenho vindo ao Brasil para falar sobre GNU/Linux e Software de Código Aberto em geral. Depois dos acontecimentos de 11 de setembro de 2001 e a aprovação do, conhecido como, "USA Patriot Act of 2001" (Ato patriota dos EUA de 2001). Eu comecei a sentir um friozinho na minha cabeça, em que eu sabia de longe, que poderes sem supervisão não eram o que os patriotas de nosso país queriam... de fato, muito pelo contrário.

Durante os últimos 10 anos eu também venho me envolvendo mais com questões sobre Cuba e o embargo que vem acontecendo nos últimos 40 anos. Com a reação do meu país em relação à eleição de Hugo Chavez, eu comecei a me perguntar o que poderia acontecer com o Brasil (ou com muitas outras nações) se estiverem em um embargo militar ou econômico.

Sendo da indústria de computação desde 1969, claro que eu pensei em nas concequências de um embargo pelo ponto de vista de ciência da computação/software, e isso vem sendo a minha maior motivação pelo desejo de ver o Brasil (e o resto do mundo) usando Software Livre e também projetando e manufaturando Hardware Aberto.

Nos últimos 10 anos eu venho dizendo ao público ao redor do mundo que eu amo meu país, mas se você não mora no meu país então qualquer dado que é armazenado em meu país, ou mesmo que passe de alguma forma por perto do meu país, esses dados não são realmente "privados". Eu também venho dizendo a todo mundo que software não é mais um item de luxo, e se todo o software tiver que desaparecer do planeta, os seus elevadores vão parar e seus emails vão parar de ser enviados. Eu tenho falado muitas, muitas vezes que os Militares nos Estados Unidos não pensam duas vezes em colocar um código-fonte fechado criado por compahias norte-americanas nos nossos tanques de guerra, aviões e navios. Porque essas empresas são tocadas por cidadãos americanos leais... mas se você é a China ou (hum) Brasil, você deve realmente pensar duas vezes sobre colocar software nas suas armas se você não inspecionou todo o código em busca de portas abertas e cavalos de tróia.

Muitas vezes eu também tenho mostrado questões de embargo econômico, propondo aquela pequena ilha fora da costa da Flórida como exemplo. Eu mostrei que empresas como Microsoft e Oracle não podem vender legalmente software para Cuba. Mas é claro que Cuba usa software da Microsoft e Oracle. Porém Fidel não pode ligar para Bill Gates e oferecer a ele uma caixa de cigarros cubanos para resolver o problema que estão tendo. Bill Gates é um cidadão americano fiel e não é permitido vender coisas high-tech para Cuba.

Algumas dessas empreas teem programas que permitem você "olhar" todo o código fonte para inspencioná-lo por cavalos de tróia e outras portas abertas. Mas essas companhias realmente esperam que você acredite que o código-fonte que você está olhando é o código que está dentro do código-fonte fechado dos binários dos seus produtos?

Nesse período de tempo eu tenho visto a consagração de Software Livre e Código-aberto, desenvolvido ao redor do mundo, com os olhos de todas as nações sobre ele. Software que pode ser (como você sabe) típicamente baixado pela internet de graça. E usando o dinheiro, que você normalmente paga por licenças de software, para pagar progamadores nacionais para modificar estes softwares para suprir as suas necessidades. Programadores nacionais que compram comida local, moram no país e pagam taxas nacionais... e que votam em políticos locais. Eu tenho mostrado também que enquanto empresários em um país como o Vietnam podem encontrar dificuldade para pagar 400 doláres por hora para um programador, estes mesmos empresários vietnamitas poderiam encontrar mão de obra local que poderia fazer o trabalho tão bom quanto e por muito menos dinheiro.

No final eu ensinei sobre não armazenar dados brasileiros, particularmente dados sensíveis, fora das fronteiras do país. Brasileiros vão votar em você, Presidente Rousseff. Se eles não gostarem do que você faz, eles podem votar em outra pessoa. Brasileiros não podem votar no presidente Obama, ou no John Boehner (o responsável pela USA House of Representatives), nem podem votar na emenda na nossa constituíção para melhor proteger seus dados.

Eu vou falar que enquanto eu reconheço as vantagens de alguns tipos de infraestrutura em "cloud", eu tenho falado muito o quanto "clouds" vão esconder software do poder das pessoas e tornar as pessoas mais dependentes de grandes empresas de "cloud" baseadas nos EUA muito mais do que elas são hoje em grandes empresas de produtos de código-fechado dos EUA.

Você pode não ter estado em nenhuma das minhas apresentações, presidenta Rousseff, mas seu povo esteve, e eu fiquei triste que eles parecem que não levaram meus avisos a sério... até agora.

Agora eu soube que você quer desenvolver um método para proteger o brasil de comportamentos intrusivos e de espioanagens dos EUA. Eu lhe parabenizo por isso e espero que outros países façam o mesmo. Talvez o Brasil possa (mais uma vez) ser o modelo de como isso pode ser feito. Eu sei e entendo que isso não é fácil de se fazer, assim como implantar uma infraestrutura de segurança e privacidade não é fácil, nem é trivial de ser desenvolvido. Isto requer muito planejamento e trabalho duro.


Tradução & revisão:

  • Rafael Carício ( @rafaelcaricio )
  • Romero ? @romeryto
  • Sérgio Vilar
Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment